sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sem energia e com parede 'dando choque', Conselho Tutelar corre risco de fechar as portas em Olinda.

O Conselho Tutelar de Bairro Novo, em Olinda, corre o risco de fechar as portas e suspender o atendimento por causa da precariedade do imóvel. Nesta sexta (30), conselheiros denunciaram que há buracos no teto, infiltrações e que paredes estão 'dando choque'. Além disso, só há energia em um cômodo e os profissionais usam lanternas de celular para poder trabalhar.

Os conselhos tutelares são órgãos permanentes e autônomos que têm a competência de zelar pelo cumprimento dos direitos de criança e adolescentes.

Em Bairro Novo, segundo os conselheiros, cerca de 20 pessoas são atendidas diariamente, mesmo com as restrições impostas pela pandemia.

 Por causa dos problemas na casa, localizada na Rua José Augusto da Silva, os serviços prestados pelos dez conselheiros estão comprometidos.

São atendidas famílias que moram em duas regiões de Olinda, que englobam áreas populosas como Bairro Novo, Fragoso e Ouro Preto.

Quem entra no imóvel se depara com fiação exposta. Por causa da falta de energia, não é possível ligar os computadores. O problema começou há uma semana, segundo os funcionários.

“As paredes estão dando choque. Estamos com medo. Sabemos do risco para as pessoas e para os funcionários”, afirmou a conselheira Cláudia Roberta Cordeiro de Moura.

Segundo ela, os problemas existem há vários anos, mas pioraram por causa das últimas chuvas. “A prefeitura de Olinda já condenou o imóvel”, disse.

Resposta

Por meio de nota, a prefeitura de Olinda informou que “já vinha tomando todas as medidas necessárias para mudança do prédio, estando na fase final dos trâmites legais necessários”.

Ainda de acordo com a administração municipal, o cronograma elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos aponta que “a mudança já estava prevista para o mês de maio, conforme acordado em reunião com os conselheiros da região”.

A prefeitura informou que o novo prédio, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves, “está sendo requalificado para receber os conselheiros tutelares com todo o conforto e segurança”.

Por fim, a administração municipal disse que, até a mudança, os “serviços de manutenção pontuais serão realizados no prédio de Bairro Novo, onde, atualmente, funciona a instituição, para continuidade do atendimento”. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário