terça-feira, 30 de março de 2021

Polícia investiga furto de equipamentos no Conselho Tutelar.

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando o furto de equipamentos na sede do Conselho Tutelar de Coelho Neto, na Zona Norte do Rio.

Segundo conselheiros ouvidos pela reportagem, o crime ocorreu na tarde do último domingo (28). Os criminosos levaram duas televisões, dois aparelhos de ar-condicionado, além de cabos de telefonia e internet.

No momento do crime, a unidade de atendimento e proteção à crianças e adolescentes de Coelho Neto estava vazia.

O caso foi registrado na 40ª Delegacia de Polícia (Honório Gurgel), que informou que realizará diligências para identificar a autoria do crime.

Conselhos paralisados

Desde o início do mês de março, praticamente todos os 19 Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro interromperam suas atividades presenciais por falta de pagamento de salários de seus funcionários terceirizados. Os trabalhadores também reclamam da falta de infraestrutura nas sedes de cada um dos CTs.

Os atendimentos só acontecem, desde então, por telefone e apenas em casos de emergência.

Por conta do problema, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acionou a Justiça para conseguir o arresto de dinheiro nos cofres da Prefeitura do Rio. O objetivo do órgão é obrigar que o Poder Executivo Municipal pague os salários atrasados de funcionários terceirizados que atuam nos conselhos tutelares da cidade.

Na época, a Prefeitura do Rio informou que a reabertura dependia do 'restabelecimento da situação orçamentária' do município.

Conselheiros tutelares são uma espécie de guardiões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os membros de cada CT atendem, na respectiva região, menores em situação de violação de direitos. É de sua responsabilidade requisitar serviços obrigatórios, como vagas em colégios e em hospitais, além de propor políticas públicas. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário