quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Prefeitura realiza capacitação de Conselheiros Tutelares e de Direitos.

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza nesta segunda e terça-feira (08 e 09/02), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2020 – 2024.

A capacitação tem objetivo de apresentar e estreitar os vínculos dos conselheiros com toda a rede de proteção à criança e ao adolescente, e estava programada para 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19 foi cancelada, e remarcada para este ano.

A missão de vocês é nobre, trabalhar com criança, qualquer que seja a abrangência, é muito especial e essencial. Vocês trabalham quando elas mais necessitam, quando estão em uma situação delicada, por isso, a importância desta preparação. Itupeva precisa de vocês, as crianças do nosso município precisam de vocês”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, que representou o prefeito Marcão Marchi na abertura do evento.

Com carga horária total de 16 horas, a capacitação que abrangerá diversos temas de importância no dia a dia dos conselheiros, está sendo ministrada por Etelma Souza, consultora em direitos da criança e do adolescente e políticas publicas. “Os conselheiros já estão atuando há um ano, nós precisamos que eles atuem da melhor forma possível na identificação dos direitos violados, do sujeito da violação e, principalmente, nas medidas a serem aplicadas. Aqui em Itupeva, achei muito importante a participação da rede, porque é de vital importância já que o Conselho Tutelar encaminha muitas situações para serem atendidas pela Assistência Social”, comentou.

A capacitação conta com a participação dos conselheiros tutelares (titulares e suplentes), conselheiros do CMDCA e técnicos da Assistência Social.

Quando pensamos em capacitação, pensamos em algo continuado, todo conhecimento diante das particularidades e complexidades de cada atendimento traz ao conselheiro segurança para as aplicações das medidas adequadas em cada caso, sem dúvidas o conselheiro qualificado traz às nossas crianças e adolescentes melhor atendimento e seus direitos garantidos”, falou Alessandro Freitas, presidente do Conselho Tutelar de Itupeva.

Essa capacitação é fundamental tanto para nós do Conselho da Criança e do Adolescente quanto para a rede de Assistência Social, nós somos elo de uma corrente e precisamos estar alinhados nesse trabalho conjunto”, disse Fabiane Micheletto, conselheira do CMDCA.

Também participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Social de Itupeva, Aline Alves, e a secretária de Desenvolvimento Social de Caieiras, Luciane Mosca.

Fonte: https://louveira.portaldacidade.com/noticias/regiao/prefeitura-de-itupeva-realiza-capacitacao-de-conselheiros-tutelares-2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário