quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

IFPE abre inscrições gratuitas para processo de ingresso de 2021.

 

As inscrições para o processo seletivo de 2021 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começaram nesta segunda-feira (25). A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet até o dia 21 de fevereiro.

O critério utilizado para o ingresso dos estudantes foi modificado, deixando de haver uma prova no vestibular presencial e passando para análise do histórico escolar ou nota Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, a depender do curso. A mudança aconteceu em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para este ano, foram disponibilizadas 115 vagas a mais que em 2020, totalizando 4.830, distribuídas entre os 16 campi do instituto, localizados em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

Não foram abertos novos cursos, sendo as novas vagas diluídas entre os existentes. A divisão por modalidade ficou da seguinte forma:

  • Cursos técnicos integrados (ensino médio junto a técnico): 1399 vagas em 26 cursos
  • Técnicos subsequentes (concluído o ensino médio): 2.367 vagas em 45 cursos
  • Cursos superiores: 1.029 vagas em 25 cursos
  • Proeja (ensino médio para Educação de Jovens e Adultos e curso técnico subsequente): 35 vagas em um curso.

Os candidatos aos cursos superiores podem optar entre duas formas de ingresso, de acordo com o campus: através da nota do Enem entre os anos 2015 e 2019 ou da análise direta do histórico escolar do ensino médio.

Todos os campi têm a oferta de vagas divididas igualmente entre as duas opções, exceto o de Recife, que adotou apenas as notas do Enem.

Nos cursos técnicos nas modalidades integrado (quando o estudante faz o ensino médio concomitantemente ao curso técnico) e subsequente (quando o aluno faz o curso técnico logo após o ensino médio) é necessário apresentar o histórico escolar. 

No caso do integrado, devem ser levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental. Já no subsequente, as avaliações são focadas nas notas do 1º e 2º anos do ensino médio.

No ato da inscrição, o candidato deve informar se prefere concorrer através do uso da nota do Enem ou da análise do ensino médio, incluindo as informações e a documentação solicitadas no edital, disponível no site do IFPE.

Demais dúvidas podem ser tiradas através e-mail ingresso@ifpe.edu.br ou diretamente nos campi, de acordo com o IFPE.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário