quarta-feira, 29 de julho de 2020

Diogo Moraes destaca importância de Centro de Acolhimento e Isolamento Social para Imbiribeira.

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) reforçou a importância do novo Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS) que abriu as portas nesta segunda-feira (20), na Imbiribeira. O espaço está funcionando no CSU Afrânio Godoy, equipamento que o deputado tem atuado para garantir a abertura e funcionamento na comunidade. Para abrigar o novo espaço, o Governo de Pernambuco articulou com a Fundação Itaú, através do programa Todos pela Saúde, toda a reforma do espaço, que estava deteriorado.

“O CSU da Imbiribeira foi completamente reformado e, nos próximos dois meses, vai ser o Centro de Acolhimento e Isolamento Social para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade com Covid leve. Esse espaço foi criado para que pessoas que não tenham condições de se isolar em casa possam passar seu período de recuperação isolados, sem transmitir o vírus a outras pessoas. Tudo isso foi uma articulação do Governo de Pernambuco com a Fundação Itaú, que reformou todo o espaço. Após esse período, a comunidade da Imbiribeira contará com um espaço todo requalificado. Com esse pontapé na reforma do espaço, o retorno das atividades ao CSU será muito mais viável”, destacou o deputado.As melhorias no CSU da Imbiribeira sempre pautaram o mandato do parlamentar, que visitou o espaço em novembro de 2019, pedindo melhorias para o local. 

O espaço vai conceder cinco refeições diariamente, para até 60 pessoas. O local prevê distanciamento social, instalações higiênicas para repouso, com acompanhamento profissional. Os pacientes terão apoio de uma equipe formada por 35 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos, enfermeiros e cuidadores, além de acompanhamento médico remoto. A equipe inclui cozinheira e auxiliares contratadas na própria comunidade.

Além do acolhimento, serão ofertadas novo espaço atividades de alongamento e outras práticas corporais, atividades audiovisuais, integrando educação, ludicidade e apoio psicossocial dos residentes, como forma de amenizar a estada e proporcionar momentos humanizados e de alegria. O Governo de Pernambuco ainda garante que serão seguidas todas as normas e protocolos para prevenção e controle de infecções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, além das recomendações da Vigilância Sanitária Municipal e do Programa Todos pela Saúde.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário