sábado, 18 de julho de 2020

MPPE debate combate ao abuso sexual infantil e ao bullying



Na próxima semana, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) realiza dois eventos que vão discutir, na próxima terça-feira (21), às 16h15, “A atuação do MP no combate ao abuso sexual infantil” e na quinta-feira (23), às 17h, uma Roda de Conversa abordará “O bullying e suas nefastas sequelas psicológicas no contexto da exclusão”. Os dois encontros terão transmissão on-line, o primeiro mediante inscrições no endereço eletrônico https://bit.ly/32bQZLU, e o segundo pelo YouTube do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania) no link:  https://bit.ly/Youtube-CAOPCidadania.

Para discutir a atuação do Ministério Público no combate ao abuso infantil, participam do encontro a procuradora de Justiça Giani Maria do Monte Santos e o promotor de Justiça Salomão Ismail Filho. Ambos tem atuação destacada na área. A mediação do encontro fica por conta do promotor de Justiça e coordenador do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, Luiz Guilherme Lapenda.

“Vamos abordar no encontro questões importantes sobre o que é o abuso sexual de crianças e adolescentes como qual sua tipologia, as características do abuso, a proteção que pode ser dada às vítimas, entre outros tópicos. Detalharemos os procedimentos jurídicos em torno do processo de apuração, o depoimento especial e a proteção nacionais e internacionais sobre o tema. Falaremos, ainda, sobre a atuação do Ministério Público no combate à esses crimes, falando sobre o projeto de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, disse o promotor de Justiça Salomão Ismail Filho. A transmissão do debate será por meio de videoconferência na plataforma Google Meet e será fornecido certificado aos participantes.

Na quinta o bullying é o tema central do debate que terá como mediação da promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral. Participam, ainda, Vera Braga, gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva da SEE-PE; Eleonora Marise, promotora de Justiça de Defesa da Educação da Capital; Anderson Wagner Araújo, advogado, filósofo, teólogo e mestrando em Econologia Humana;Paulo Teixeira, analista ministerial em Psicologia e mestre em Psicologia; Shirley Nascimento, analista ministerial em Serviço Social e mestra em Serviço Social pela UFPE; Ana Paula Canto de Lima, advogada, professora e presidente da Comissão de Crimes Cibernéticos na Academia Brasileira de Ciências Criminais.

“O bullying é um tema transversal e que perpassa diversas esferas, passando pelo campo do direito, do acesso à educação, da psicologia, da assistência social, entre outros. Por isso estamos reunindo esse time de peso que tem formação em diversos campos e que podemos tratar da matéria a partir dos diversos ângulos. A prática do bullying ela é extremamente nociva e contaminada por padrões conservadores e alienatórios que visam restringir, limitar e excluir pessoas da sociedade. Podendo, ainda, causar causar transtornos psicológicos e isolamento social”, disse Dalva Cabral. A transmissão do encontro será por meio o YouTube do Caop Cidadania, no endereço https://bit.ly/32bQZLU.

Terça-feira, 21/07, às 16h15
Encontro: A atuação do MP no combate ao abuso sexual infantil. 
Palestrantes: Giani Maria do Monte Santos, Procuradora de Justiça do MPPE e Salomão Ismail Filho, Promotor de Justiça do MPPE. 
Mediador: Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, Promotor de Justiça e Coordenador do Caop Infância e Juventude do MPPE. 
Plataforma de transmissão: Google Meet (Link exclusivo para os inscritos)
Evento Certificado
Link de inscrição: https://bit.ly/32bQZLU

Quinta-feira, 23/07, às 17h
Encontro: Roda de Conversa - O bullying e suas nefastas sequelas psicológicas no contexto da exclusão
Mediação: promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral.
Debatedores: Vera Braga, gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva da SEE-PE; Eleonora Marise, promotora de Justiça de Defesa da Educação da Capital; Anderson Wagner Araújo, advogado, filósofo e teólogo;Paulo Teixeira, analista Ministerial em Psicologia e mestre em Psicologia; Shirley Nascimento, analista ministerial em Serviço Social e mestra em Serviço Social pela UFPE; Ana Paula Canto de Lima, advogada, professora e presidente da Comissão de Crimes Cibernéticos na Academia Brasileira de Ciências Criminais.
Plataforma de transmissão: https://bit.ly/32bQZLU

Nenhum comentário:

Postar um comentário