domingo, 1 de dezembro de 2019

SP registrou média de 54 denúncias por dia de maus tratos a menores no primeiro semestre.

Levantamento feito pela CBN aponta que o Disque 100 recebeu quase dez mil notificações nesse período. Especialistas destacam a necessidade de investimentos em inteligência e em delegacias próprias para combater esse tipo de crime.

Micaelly morreu vítima de maus tratos. (Foto: Reprodução/TV Globo) (Crédito: )
Micaelly morreu vítima de maus tratos. (Foto: Reprodução/TV Globo)

POR NATACHA MAZZARO (natacha.mazzaro@cbn.com.br)

São Paulo é o estado com mais denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes. Só no primeiro semestre, o Disque 100 recebeu 9.783 relatos. Uma média de 54 por dia. Em todo o país, foram 42.585.

Levando em conta o tamanho da população, São Paulo está em sétimo lugar no ranking nacional. Das denúncias recebidas, mais de 70% aconteceram dentro de casa. Em mais da metade dos casos, os principais suspeitos são a mãe e o pai.

O advogado e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, afirma que os casos poderiam ser evitados se São Paulo tivesse uma delegacia especializada na proteção de crianças e adolescentes, como todos os outros estados:

'Pra termos investigações mais rápidas, investigações mais adequadas, precisamos ter delegacias especializadas na proteção de crianças e adolescentes. Delegacias que contem com psicólogos, com assistentes sociais, com policiais devidamente formados para investigar crimes e para protegerem também crianças e adolescentes', diz.

Para o professor da Fundação Getúlio Vargas e Integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, é necessário investir mais no compartilhamento de informações:

'Ainda é muito falha a integração do sistema de saúde e sistema de polícia', critica. 'Chega uma criança abusada no hospital e até isso ser reportado efetivamente, até a polícia saber do que está acontecendo é muito demorado, é muito vagaroso (...) então precisa evoluir muito nesse tipo de integração pra gente poder prever pra que esses casos não aconteçam.'

Na semana passada, dois casos de agressão contra crianças marcaram o noticiário. Na terça-feira, Micaelly, de três anos, morreu após ter sido espancada. Os principais suspeitos são a mãe e o padrasto. Dois dias depois, em Guarulhos, um casal foi preso em flagrante suspeito de matar o filho de apenas dois meses.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que São Paulo conta com 27 Delegacias de Polícia da Infância e da Juventude e mais especializadas junto ao DHPP, a quarta Delegacia de repressão à Pedofilia e a Delegacia de Repressão aos Homicídios Praticados contra Crianças e Adolescentes. E que as 133 Delegacias da Defesa da Mulher atendem crianças e adolescentes vítimas de violência ou abusos.

FONTE:CBN.GLOBORADIO.GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário