sábado, 23 de novembro de 2019

Aprenda a fazer tempero caseiro anti-inflamatório e antifúngico



A mistura dura até cinco dias armazenada em um pote de vidro na geladeira.


Sabe aquele tipo de tempero caseiro versátil que vai bem em omeletes, arroz, salada ou qualquer outro alimento? Melhor ainda se ele ainda tiver propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobiana e ser antioxidante. Pois com a escolha certo dos ingredientes dá para ter tudo isso em um potinho.
A nutricionista Jamile Tahim, especialista em nutrição clínica, ensinou em seu perfil no Instagram uma receita poderosa que pode ser armazenada na geladeira por 5 dias ou até 30 dias no congelador.

tempero no pote de vidro
Crédito: Reprodução/InstagramTempero power combate a inflamação e é antioxidante

Tempero caseiro power

Ingredientes:

  • 2 cebolas brancas;
  • 8 dentes de alho;
  • 2 colheres (sopa) de cúrcuma
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pimentão verde ou vermelho
  • 1 punhado de cheiro verde
  • Sumo de 2 limões;
  • 2 colheres (sopa) de azeite
Como fazer

Jogue tudo no liquidificador ou no processador e bata até formar a consistência de pasta. “Sempre vou alternando com o que tenho em casa, lembrando da importância de usar orgânicos e higienizar antes da receita”, orienta a nutricionista.

Benefícios de cada ingrediente:

Cúrcuma: é um rizoma (caule subterrâneo) parecido com o gengibre, mas de cor bem alaranjada. É fácil encontrá-la desidratada e em pó. Ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Na medicina indiana Ayurveda, ela é usada no combate a diversos males, como problemas nas vias aéreas, infecções bacterianas e alterações no fígado.

Cebola: tem excelente poder antibacteriano, além de ter propriedades expectorante e ser rica em minerais como cálcio, magnésio e potássio.

Alho: possui efeito antibacteriano, antiviral e fungicida, além de ser um antioxidante poderoso.

Pimenta-do-reino: a especiaria possuir propriedades antibacterianas e, por ter piperina, melhora a absorção de nutrientes como o selênio, a vitamina A, vitamina C e o betacaroteno.

Pimentão verde e vermelho: o vegetal também tem propriedade antioxidante e contém vitaminas A e C.

Cheiro verde: a mistura de salsa e cebolinha possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em vitamina A, cálcio, vitaminas C, E e do complexo B.
FONTE: https://catracalivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário