terça-feira, 15 de outubro de 2019

Eleições do Conselho Tutelar na mira da Justiça em quase 70% das cidades;

As eleições para o cargo de conselheiro tutelar na maioria das cidades da mata sul estão prestes a serem judicializadas. Candidatos que se sentiram prejudicados estão procurando o direito de disputar novamente o cargo em eleições com mais lisura e transparência. O motivo é sempre o mesmo: O Conselho da Criança e do Adolescente da cidade ou tomou partido, ou agiu com falta de transparência.

Em Joaquim Nabuco, a reclamação por parte de alguns candidatos é de que a responsável pela condução da eleição teria partidarizado totalmente o pleito. O nome da responsável pelo CONDICA: Sibele. Ela inclusive teria participado da comemoração com direito a carreata e tudo dos candidatos eleitos. Houve muita reclamação em cima do Prefeito Neto Barreto (PTB) que teria "vencido" o pleito e feito três dos cinco conselheiros. 

Em Palmares a reclamação também em cima da coordenação da eleição. De acordo com candidatos que entraram na justiça, os mesários estariam postando fotos de cédula no status do aplicativo Whatsapp e muitos deles fazendo campanha para amigos. O resultado: 13 candidatos entraram com uma queixa no Ministério Público de Palmares para que o órgão entre com uma ação para a realização de uma nova eleição.

Joaquim Nabuco e Palmares são apenas dois exemplos. Segundo o Blog apurou, quase 70% das cidades de Pernambuco, às eleições do Conselho Tutelar 2019 estão na mira do judiciário que pode sim anular e fazer uma nova eleição. De acordo com alguns advogados ouvidos pelo Blog, às regras para a disputa foram claras e que caso houvesse violação do que foi acordado o candidato seria impugnado. 

Eis que agora a coisa pegou, pois vários candidatos que estariam impugnados continha seus nomes nas cédulas. Com a palavra os conselhos municipais e aguardemos os próximos passos do Ministério Público.

fonte: BLOGDOSILVINHOSILVA

VII Encontro Nordestino do Sistema de Garantia do Direito da Criança e Adolescente





para imprimir a Convocatória clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário