segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cozinhar com BANHA de porco é mais saudável do que com óleo.



Nas últimas gerações, a banha parece desaparecer completamente das cozinhas domésticas. Até o início de 1900, a banha era um alimento básico em todo o mundo.
Era o segredo para massa de torta perfeitamente crocante, frango frito crocante, biscoitos derretidos na boca e molho delicioso.
Agora, quando as pessoas ouvem o termo banha, elas evocam imediatamente uma visão de artérias entupidas. É hora de acertar as contas – a gordura é uma gordura saudável para cozinhar e merece um retorno às cozinhas de todos os lugares.
Quando se trata de determinar a estabilidade de uma gordura, é tudo sobre química. As gorduras saturadas têm ligações simples entre todas as moléculas de carbono da cadeia de ácidos graxos e, portanto, são as mais estáveis ​​ao calor.
Isso porque as ligações simples, quando se trata da cadeia de carbono dos ácidos graxos, são relativamente difíceis de quebrar. As gorduras monoinsaturadas possuem uma ligação dupla, substituindo uma ligação simples na cadeia de carbono.
Ligações duplas em ácidos graxos são instáveis ​​e podem romper com o calor. As gorduras poliinsaturadas são as mais instáveis, porque possuem numerosas ligações duplas na cadeia de carbono.
Quando as ligações duplas nas gorduras mono ou poliinsaturadas se quebram, o ácido graxo sofre um processo chamado oxidação .
Por que as gorduras oxidadas são ruins? Em poucas palavras, as gorduras oxidadas = radicais livres. Radicais Livres = dano celular.
Enquanto inevitavelmente temos alguns radicais livres em nosso corpo, devemos minimizar ao máximo essas moléculas prejudiciais para proteger a saúde e reduzir a inflamação.
Banha é tipicamente 40% de gordura saturada, 50% de gordura monoinsaturada e 10% de gordura poliinsaturada. A porcentagem de gordura saturada na banha protege as gorduras mono / poliinsaturadas mais vulneráveis ​​da oxidação com o calor, tornando a banha uma excelente escolha para cozinhar e assar.
“A banha é uma gordura animal e é rica em gordura saturada e colesterol. Isso não significa que isso aumenta meu risco de doenças cardíacas? ”O mito generalizado de que as gorduras animais aumentam o risco de doenças cardíacas é apenas isso – um mito.
Nossos tataravós consumiram banha e manteiga e experimentaram taxas extremamente baixas de doenças cardíacas. Banha faz parte de uma dieta saudável e não lhe dará ataque cardíaco:
Uma dieta com baixo teor de gordura tem demonstrado aumentar os triglicerídeos , que é um fator de risco para doenças cardíacas.
A Iniciativa de Saúde da Mulher estudou cerca de 50.000 mulheres na pós-menopausa – um grupo de mulheres foi orientado a seguir uma dieta com baixo teor de gordura e o outro grupo continuou a comer “normalmente”.

Após 8 anos, não houve diferença na taxa de doença cardíaca ou câncer entre os grupos. ( 3 )
Numerosos outros grandes estudos não encontraram benefícios para uma dieta com baixo teor de gordura.A ingestão de gorduras saturadas aumenta o colesterol HDL, que está associado a um risco reduzido de doença cardíaca.

O teor de colesterol da banha é protetor da saúde, não é perigoso muitos de vocês optam por cozinhar com óleo de coco porque é uma gordura de cozinha estável ao calor.
O óleo de coco dá um sabor de coco leve a moderado para pratos, no entanto. E enquanto eu gosto do sabor, às vezes eu quero uma opção com sabor neutro. É quando eu escolho banha.
Para refogar e fritar, nada supera as propriedades culinárias da banha. Cria uma crosta divina e marrom para vegetais e carnes sem um sabor distinto. Devido ao sabor neutro, também funciona excepcionalmente bem em produtos assados.

Banha é rica em vitamina D

Banha é a segunda maior fonte alimentar de vitamina D, após o óleo de fígado de bacalhau. Uma colher de sopa de banha contém 1.000 UI de vitamina D.
Também importante, a vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, por isso requer ácidos graxos – incluindo ácidos graxos saturados – para serem absorvidos e utilizados no corpo. Banha fornece o pacote perfeito de vitamina D, juntamente com os cofatores de ácidos graxos necessários.
Outras fontes alimentares de vitamina D, incluindo gema de ovo e fígado, empalidecem em comparação com a quantidade de vitamina D na banha.
Há um problema, no entanto: somente a banha de porcos pastosos contém vitamina D , já que os porcos devem ter acesso à luz do sol para sintetizar o D e armazená-lo em seus tecidos adiposos.
Banheiras de mercearia ou pedaços de banha são de suínos confinados e carregados de antibióticos e devem ser evitados. Compre sua banha de um açougueiro ou fazendeiro que possa lhe dizer como os porcos são criados.

Banha é sustentável

Porcos são animais facilmente adaptáveis ​​que podem prosperar em quase todos os lugares. Criar porcos pastando é uma prática que produz uma fonte sustentável de carne enquanto melhora a saúde do meio ambiente.
Ao enraizar e forragear, os porcos ajudam a virar o solo superficial e fertilizar naturalmente o solo.
Banha é ótimo para assar
Você pode não pensar que a banha combina bem com alimentos doces, mas tradicionalmente a banha era usada para fritar donuts e fazer crostas de torta escamosa. Se você não fez uma massa de torta com banha de porco, terá uma linda surpresa!
Em produtos de panificação, a banha empresta ternura e umidade sem um sabor perceptível.
Banha é uma fonte saudável de colesterol
Banha classifica # 18 em alimentos ricos em colesterol . Como um agente de cura no corpo, os níveis de colesterol aumentam durante os períodos de estresse ou quando a inflamação está presente.
Estudos mostram que o consumo de colesterol não tem uma relação de causa e efeito com os níveis de colesterol no sangue.
Isso ocorre porque o corpo produz o colesterol de que necessita. O fornecimento de colesterol através de gorduras de boa qualidade, no entanto, reduz a carga sobre o corpo para produzir colesterol.
O colesterol dietético de alimentos integrais, como banha, ajuda no manejo da inflamação e na produção de hormônios.
De fato, numerosos estudos associam níveis baixos de colesterol no sangue com:
O aumento do risco de mortalidade
Um maior risco de depressão
Maior risco de cometer crimes violentos e suicídio
Maior risco de demência e doença de Alzheimer

Banha é tradicional
Quando me pedem conselhos simples para evitar alimentos pouco saudáveis, dou duas regras simples:

“Evite qualquer comida com um comercial de TV.”
“Evite qualquer alimento que sua tataravó não teria reconhecido.”

Quais são alguns exemplos de gorduras que não se encaixam nessas diretrizes? Óleo de canola, óleo de milho, manteiga falsa, spray de cozinha e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
Banha, no entanto, foi apreciado por seus antepassados ​​há milhares de anos. Minha trisavó, uma dinamarquesa trabalhadora que viveu até a idade madura de 107 anos, cresceu em copiosas doses de banha, chucrute caseiro e galões de leite fresco da vaca da família.
Você também não verá anúncios na TV, porque grandes corporações não ganharão dinheiro promovendo os produtos de seu fazendeiro local.
FONTE: FELIZSAUDE.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário