O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou o calendário eleitoral do ano de 2026. Com a eleição para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais marcada para 4 de outubro, os eleitores têm até 6 de maio para realizar qualquer processo de cadastro eleitoral, incluindo a emissão do primeiro título, o registro da biometria ou mudança do local de votação.
Os partidos terão de 20 de julho a 5 de agosto para a realização das convenções partdiárias, quando deverão decidir os candidatos e coligações partidárias. O limite para o registro das candidaturas é 15 de agosto, um dia antes do início da campanha e propaganda eleitoral.
O guia eleitoral no rádio e televisão começa a ser exibido em 28 de agosto, e tem como data de encerramento 1º de outubro, três dias antes do primeiro turno da eleição, que será no dia 4 do mesmo mês.
Caso a eleição presidencial e de governadores dos estados vá para o segundo turno, o dia reservado para a nova rodada de votação é 25 de outubro. Os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro.
A posse do presidente eleito, pela primeira vez, será realizada em 5 de janeiro de 2027, já a de governadores e vice-governadores será realizada no dia 6. Anteriormente, as posses eram realizadas todas em 1º de janeiro.
Fonte: Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:
Postar um comentário