sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

CONSELHO TUTELAR DE ITAPISSUMA EM PARCERIA COM MPPE CONSEGUEM A CLIMATIZAÇÃO DE 100% DAS SALAS DE AULA DE ESCOLA.


Uma grande conquista foi adquirida no Litoral Norte de Pernambuco, no município de Itapissuma; o Conselho Tutelar de Itapissuma em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça de Itapissuma conseguiram destravar uma pauta que há mais de 5 anos estava travada na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, a climatização da Escola. Em março de 2024, estudantes da EREM Eurídice Cadaval realizaram um protesto em frente a Escola para denunciar os diversos problemas enfrentados pelos estudantes na Escola, desde o calor excessivo pela falta de estrutura, cobraram novos ventiladores e instalação de ar-condicionados e uma intervenção na estrutura da Escola que havia comprometido parte do detalhado de algumas salas devidos às chuvas da época. Os estudantes buscaram o Conselho Tutelar de Itapissuma para poder ajudá-los, os conselheiros realizaram visitas à Escola para ouvir os estudantes e ver de perto às problemáticas.

Além da crise estrutural devido o calor, os conselheiros ainda tiveram conhecimento da falta de bancas fornecidas pelo Estado, onde muitos estudantes estavam sem banca escolar para estudar, alguns sentavam em cadeiras plásticas do refeitório, sem estrutura nenhuma para apoiar o caderno e estudar; outros pediram permissão para colocar mesas da biblioteca para poder ter um lugar para apoiar o caderno e escrever. Em seguida o Conselho Tutelar de Itapissuma oficializou a GRE Metropolitana Norte, responsável pela Educação Estadual no litoral norte, sendo recebidos pelo Gerente Paulo Dutra, onde foi apresentado a urgência e a requisição para às soluções. Para o estudante Guilherme Lopes, estudante do 3º ano A: "É uma alegria e felicidade, que recebemos a notícia da instalação dos ar-condicionados na escola Eurídice Cadaval. Foi com muita luta e insistência dos alunos, juntamente com o Conselho Tutelar do município, que conseguimos esta dádiva tão maravilhosa. A justiça demora, porém não tarda. Agradecemos ao Conselho Tutelar que está conosco nesta luta. ”


Ainda no 1º semestre  de 2024, o Conselho Tutelar de Itapissuma, em comitiva com os Conselheiros Tutelares, Lucineide Duarte (Ninha), Nayara Izaura, Willames de Morais (Ai) e Thiago Lopes (Thiaguinho tt) procuraram a Promotoria de Justiça de Itapissuma, com um pedido de instauração de ação judicial, acolhida pela Drª Clarissa Bastos, Promotora de Justiça de Itapissuma, que notificou às partes responsáveis para solucionar os pedidos reinvidicados pelos estudantes. Para Ana Vitória Ferreira, do 3º ano C, ela fala que: "Como organizadora do protesto realizado em frente ao Eurídice Cadaval, sinto-me feliz ao ver a concretização de nossas reivindicações.
Agradeço ao Conselho Tutelar e a todos os apoiadores. Embora infelizmente não possa beneficiar-me diretamente já que conclui esse ano, mas fica o legado para os alunos futuros."
 Larissa Vitória do 2º ano D reforça: "Como estudante, me sinto muito feliz que nossos pedidos foram ouvidos e está sendo atendido,  obrigada a todos que nos ajudaram. Infelizmente alguns alunos não vão poder usufruir dessa conquista, mas outros estudantes iram poder usar esse novo benefício."

Emeny Maria fala o seguinte: "Como participante do movimento de reivindicação, fico feliz pela nossa luta ter resultado. A colaboração do Conselho Tutelar também contribuiu muito, então sou muito grata por eles nos ter dado voz e não ignorar. Contudo, é importante ressaltar que mesmo com apoio legal houve demora. Vamos comemorar a conquista desse direito. Aos alunos que continuarão na escola: cuidem dos direitos já conquistados e lutem pelos que ainda não alcançaram."
Na manhã desta quinta-feira (19/12), o Conselho Tutelar foi verificar o andamento das instalações, onde agradeceram aos estudantes por terem acionado o Conselho para garantir este direito, agradeceu ainda a Promotoria de Justiça de Itapissuma pela parceria, professores, e ao Governo do Estado de Pernambuco, GRE Metropolitana Norte e Secretaria Estadual de Educação pelo atendimento às providências para a crise estrutural da Escola. Foi iniciada a instalação dos ar-condicionados em todas salas de aula; ao todo, serão cerca de mais de 400 estudantes beneficiados, a previsão é da finalização da instalação para estarem 100% climatizadas até o final de Janeiro de 2025, onde também serão entregues novas bancas para os estudantes terem mais conforto e qualidade nas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário