quarta-feira, 27 de novembro de 2024

COMDECA reforça compromisso na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Santa Cruz do Capibaribe.


Na manhã desta segunda-feira (25), Santa Cruz do Capibaribe deu mais um passo significativo na consolidação das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) realizou a eleição das entidades não governamentais que comporão o órgão no quadriênio 2025-2028.

O processo, conduzido de forma democrática e transparente, foi presidido por Tody Dias, que destacou a importância do conselho para a cidade. Segundo ele, "o COMDECA não apenas colabora com entidades que atuam com crianças e adolescentes, mas também se torna um espaço estratégico para a discussão e criação de políticas públicas no município".

Entidades eleitas

As cinco instituições escolhidas para integrar o COMDECA como conselheiras titulares foram:

  1. Associação de Ensino e Ação Social Cleóstenes Pacas
  2. Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz (AADESC)
  3. Associação Comunitária Olavo Bilac
  4. Associação de Moradores do Bairro São Jorge
  5. Fundação Beneficente Padre Zuzinha

Já a Associação João XXIII foi eleita como conselheira suplente, garantindo sua participação no fortalecimento das ações do conselho.

Paridade no conselho

O COMDECA é composto de forma paritária, ou seja, metade das cadeiras é destinada à sociedade civil e a outra metade ao poder público municipal. Enquanto as entidades eleitas representam a sociedade civil, os cinco representantes do governo serão indicados em janeiro pelas secretarias municipais.

Relevância do COMDECA

Tody Dias ressaltou que o COMDECA é essencial para a Capital da Moda, pois recebe repasses constitucionais e é responsável por apoiar e fiscalizar as instituições que trabalham na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, é um espaço democrático onde demandas da sociedade podem ser trazidas e discutidas, permitindo avanços nas políticas públicas locais.

"É um espaço muito importante onde a sociedade tem a oportunidade de discutir as políticas públicas em nosso município", destacou Tody.

Compromisso com a infância e adolescência

O trabalho do COMDECA reflete o compromisso de Santa Cruz do Capibaribe com as novas gerações. Além de apoiar iniciativas locais, o conselho também é responsável por promover debates e ações que impactem positivamente o futuro das crianças e adolescentes do município.

A expectativa agora é que, com as entidades eleitas e os representantes governamentais empossados, o COMDECA continue desempenhando um papel estratégico na construção de uma Santa Cruz do Capibaribe mais inclusiva e justa para suas crianças e adolescentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário