O Conselho Tutelar de Belo Horizonte já recebeu mais de 3.700 denúncias pelo dique 100 até agosto deste ano. O número que é quase igual ao ano de 2022 inteiro, quando foram cerca de 3.900 denúncias envolvendo crianças e adolescentes na capital.
A diretora de políticas para crianças e adolescentes na Secretaria de Assistência Social Segurança Alimentar e Cidadania, Elisângela Mendes, afirma que esse aumento de denúncias é resultado de campanhas sobre a importância de se tornar públicos os abusos contra os menores de idade.
“O aumento desses números nos aponta para a importância do reforço nas campanhas que convidam as famílias, os vizinhos, a sociedade para denunciar violações de direitos que elas encontram na sua rotina, no seu cotidiano”, disse.
“Sobre as denúncias mais comuns, são elas, evasão escolar, abuso sexual, violências física e psicológica, maus-tratos e trabalho infantil”, acrescentou.
A diretora explicou como que a denúncia pode ser feita no conselho tutelar: “as denúncias sempre deverão ser realizadas quando se presencie, suspeite ou ainda tome consciência de que uma criança ou adolescente teve ou está com os seus direitos violados. As denúncias podem ser feitas por meio do disque 100 ou presencialmente em cada uma das nove sedes dos conselhos tutelares que existem nas nossas regionais administrativas do município.”
Fonte: Itatiaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário