O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) conduziu um estudo sobre a relação entre carga tributária e retorno dos recursos à população em termos de qualidade de vida.
Entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil se destaca como aquele que continua proporcionando o pior retorno dos valores arrecadados para o bem-estar da sociedade.
A liderança fica com a Irlanda, seguida pela Suíça, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul, países que se destacam por uma eficiente aplicação dos tributos arrecadados, resultando em uma significativa melhoria na qualidade de vida de seus cidadãos.
De acordo com o presidente do IBPT e um dos autores do estudo João Eloi Olenike, “a posição reflete a urgência de medidas que promovam uma melhor aplicação dos recursos de arrecadação de tributos em benefício da população”.
“É fundamental que todos esses países se empenhem em políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano e melhorem as condições de vida de seus habitantes. O desafio está em encontrar maneiras eficazes de direcionar os recursos arrecadados para áreas críticas que impactem a sociedade de maneira positiva”, diz
Fonte: Portal de Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário