Pernambuco registra quase mil assassinatos nos três primeiros meses de 2024. Os dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS), revelam a marca precisa de 989 mortes violentas intencionais (MVI).
Estado teve alta na violência no terceiro mês deste ano ao somar 324 homicídios. O aumento chega a 6,57% na comparação com março do ano anterior, quando 304 pessoas foram assassinadas.
O Recife registrou 80 assassinatos em março e expõe situação delicada quanto as demais áreas e regiões de Pernambuco. Em relação ao mesmo período do ano de 2023, a alta é de 73,9%, quando 46 pessoas foram mortas.
Cenário de violência em Pernambuco
Os dados do Monitor da Violência revela o cenário violento que Pernambuco ocupa nos últimos anos. O estado foi o segundo que mais registrou assassinatos por 100 mil habitantes em 2023 no Brasil e o primeiro na região Nordeste.
Além disso, Pernambuco ficou no segundo lugar entre os únicos cinco estados que alta por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Juntos, o Amapá, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão, Pernambuco são os únicos cinco estados do Brasil que tiveram aumento no número de assassinatos.
Pernambuco teve 183 mortes a mais em 2023 em relação a 2022 (28% das mortes a mais no grupo que teve alta). O estado, que abriga menos de 5% da população brasileira, respondeu por 9% das mortes violentas ocorridas em todo o país em 2023.
Os dados fazem parte da edição final do levantamento periódico de assassinatos feito pelo Monitor da Violência, uma parceria entre o g1, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da violência da USP.
Fonte: Portal de Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário