A votação foi realizada durante o dia 1º de outubro, sendo 20 representantes eleitos para os quatro conselhos espalhados pela rainha da borborema.
Depois de João Pessoa, capital paraibana, candidatos ao Conselho Tutelar de Campina Grande/PB, formalizaram pedido pela recontagem de votos. A apuração manual iniciou na noite do dia 1º de outubro e só foi encerrada durante a madrugada do dia seguinte.
O documento entregue à autoridades, elenca uma série de supostas irregularidades no pleito. A totalização dos votos é de total responsabilidade das Comissões Especiais encarregadas de realizar o processo de escolha dos conselheiros. A eleição aconteceu sob a responsabilidade do Conselho Municipal De Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a fiscalização do Ministério Público. O objetivo da recontagem por parte dos candidatos é mostrar lisura e transparência. Caso seja identificada constatação de equívoco, ter as devidas correções.
Dentre as irregularidades eles denunciaram que antes do início da coleta dos votos, deveria ter ocorrido a abertura das urnas de lonas, expondo seu interior aos candidatos, fiscais e todos os presentes. Ressaltaram também a quebra dos sigilos dos votos e não autenticação através de rúbricas dos que integravam a comissão eleitoral, envolvendo mesários e fiscais.
As denúncias ainda destacam que o número de cédulas depositadas nas urnas foi superior ao número de votantes que participaram legalmente do pleito. Mencionam que há indicios de flagrantes de pessoas ligadas diretamente aos candidatos fazendo a contagem dos votos, além de pessoas manuseando cédulas oficiais em atitudes suspeitas no ato da apuração, incluindo urnas que não foram abertas por falta de assinatura de mesários.
Candidatos também alegam que foram ignorados pela Comissão Organizadora. Vários pedidos administrativos com relação ao acesso no número de votantes e aos boletins das urnas, não obtiveram respostas ou quaisquer justificativas e citam ainda que não foram cumpridos nenhum dos prazos e datas acordadas pelo edital.
Fonte: Aconteceu Já É notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário