quinta-feira, 13 de abril de 2023

Pernambuco agora tem 197 como discagem emergencial escolar.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou, nesta terça-feira (11), um canal telefônico criado exclusivamente para emergências escolares. O número é 197 e já está disponível para uso de pais, professores, alunos e gestores educacionais. Essa medida foi adotada após o alto volume de ameaças de ataques às unidades de ensino de todo o Brasil.

A novidade foi anunciada através da delegada e responsável pela Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, durante uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde autoridades do Governo de Pernambuco e integrantes da segurança pública, além de representantes das escolas públicas e privadas debateram o tema e medidas de prevenção e combate.

Segundo Carla, as chamadas feitas pelo 197 terão prioridade na ordem de atendimento.

"Esse canal é exclusivo para emergências escolares. Ele terá prioridade sobre todo e qualquer outro assunto", afirmou.

Ela ainda garantiu que todas as denúncias de ameaças levadas até a polícia estão sob investigação, e que há um trabalho amplo de monitoramento nas redes sociais, um dos meios por onde as ameaças estão acontecendo.

"Nenhum caso que chegou ficou sem investigação. Estamos dando tratamento padrão, que passa por triagem, identificação do possível autor e a neutralização dessa possível ação", detalhou a secretária.

Um adolescente de 12 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) nesta segunda-feira (10), na Escola Luís de Camões, no bairro de Brasília Teimosa, no Recife. Ele está dentro da estatística de possíveis autores de ameaças de terror.

Episódios como esse, no entanto, não serão apontados pelas autoridades. Muitas das ameaças, inclusive, são trotes.

 “A gente não vai divulgar detalhes dessas apreensões, até porque em muitos dos casos, quando investigados, se trata de menores. Eles alegam, na maioria das vezes, que é uma brincadeira de mau gosto, um trote”, disse Carla, que ressaltou, além da criação do 197, outros métodos que passarão a ser incorporados como tentativas de prevenir possíveis ataques às unidades de ensino em Pernambuco.

“Estamos também intensificando as patrulhas, as rondas escolares, atuando de forma estratégica, tanto em locais quanto em horários. Também vamos resgatar um programa de maior aproximação entre a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e as forças de segurança”, complementou a delegada.

Representante da Educação

A secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, foi uma das presenças na reunião desta terça-feira. Ela listou ações práticas que farão parte do dia a dia educacional do estado.

“A ideia é que esse protocolo sirva de exemplo para todas as escolas de Pernambuco. Estamos criando um plano de segurança nas escolas. Teremos ações de videomonitoramento nas escolas, reforço da patrulha escolar, central de monitoramento a ser implementado em cada regional e o reconhecimento facial. Essa é uma política preventiva, de reação a essa violência iminente”, cravou.

A inserção de uma atividade lúdica mensal nas instituições de ensino estaduais foi apresentada por ela. “Vamos ter na rede estadual uma gincana sobre a cultura de paz e cidadania. Em cada mês vamos estar trabalhando um tema entre direitos humanos, ética, meio ambiente, cultura ou arte. Vamos abrir as escolas aos sábados não só para os estudantes, mas para toda a comunidade escolar”, garantiu. 

Fonte: Folha de PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário