sábado, 22 de abril de 2023

Mães obrigam crianças a pedirem esmolas em rodovia.


Nesta quinta-feira (20), Paulo Gustavo, 40 anos, proprietário de um restaurante localizado na Rua Valdemar Inácio de Oliveira, bairro Alto Bom Jesus, ao lado do Açude Borborema, em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol de Notícias a fim de relatar a situação em relação às crianças que diariamente ficam nas ruas pedindo esmola. Ele contou ao Farol que as mães das crianças as acompanham e as obrigam a fazerem o serviço, que muitas das vezes, coloca a vida delas em risco, tendo em vista que ficam entre os carros do estacionamento do restaurante. 

“Aqui na frente do restaurante está um absurdo, mães botando crianças para pedirem entre os carros, na porta do restaurante. Entram meninos dentro do restaurante para pedir esmola. Nos carros, ficam a ponto de serem atropelados. Eu já acionei o Conselho Tutelar Tutelar de Serra Talhada, mas ninguém resolve nada. Eu queria divulgar para ver se o conselho tutelar se mexe, porque é um absurdo o que essa mãe faz com essas crianças”, contou Paulo Gustavo, acrescentando:

“Ela bate nas crianças, bota elas para pedirem. É algo que chateia os clientes, passa uma imagem ruim da cidade. Eles invadem o restaurante, pedem coca-cola nas mesas e a gente não pode fazer nada. A mãe fica na calçada, a gente pede para sair, conversa, bota almoço para eles, mas não há acordo nenhum. Já está extrapolando os limites. Os meninos entram no estacionamento correndo de carro em carro. É complicado! Vieram mais duas mães hoje”.

O OUTRO LADO
Nesta quinta-feira (20), o Farol de Notícias entrou em contato com o Conselho Tutelar de Serra Talhada, que enviou uma nota. Confira abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“O Conselho Tutelar de Serra Talhada – PE, órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, vem diante deste órgão de imprensa esclarecer que não consta nos arquivos do Conselho, comunicação recebida a respeito da presença de crianças em situação de mendicância no estabelecimento citado.

Cabe ressaltar que, as últimas comunicações de conhecimento deste órgão, relacionada a prática de mendicância ou trabalho infantil de crianças e adolescentes em nosso município, incidiram em vias públicas e nos perímetros dos semáforos de trânsito.

Todos os casos reportados, foram prontamente encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para realização de abordagem social e identificação das respectivas famílias e suas vulnerabilidades sociais.

Assim, salientamos que temos dialogado continuamente com os demais órgãos da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente do município, na perspectiva de concentrar esforços na sensibilização das famílias e da sociedade a fim combater essas ocorrências”.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente:

Conselho Tutelar de Serra Talhada

Fonte: Blog Farol de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário