terça-feira, 25 de abril de 2023

25 de abril: Dia Internacional de Combate à Alienação Parental.


A alienação parental ocorre quando um dos pais influencia negativamente a opinião da criança em relação ao outro genitor, muitas vezes resultando em afastamento ou rejeição da figura paterna ou materna. Isso pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental e emocional da criança, afetando sua autoestima, desenvolvimento cognitivo e até mesmo a relação com a sociedade.

Segundo a advogada de família Barbara Heliodora, presidente da primeira comissão de alienação parental da OAB do Brasil, a lei brasileira reconhece a importância da igualdade parental e o direito da criança de ter acesso a ambos os pais, inclusive em casos de separação ou divórcio. A Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010) prevê medidas para coibir e prevenir a alienação parental, incluindo a aplicação de multas e até mesmo a perda da guarda para o genitor alienador.

“Neste Dia de Combate à Alienação Parental, devemos refletir sobre a importância da igualdade parental e buscar conscientizar a todos sobre os danos causados pela alienação parental e a importância da convivência saudável com ambos os pais”, alerta a especialista. Portanto, é fundamental que a sociedade e os profissionais envolvidos no cuidado das crianças estejam atentos à prática da alienação parental e trabalhem em conjunto para garantir a igualdade parental e o desenvolvimento saudável da criança", finaliza.

Fonte: IG



Nenhum comentário:

Postar um comentário