segunda-feira, 20 de março de 2023

Homem é preso por maltratar e manter a própria mãe em cárcere privado por 3 anos.


Por meio de nota divulgada nesta segunda (20), a polícia informou que a idosa vivia em um ambiente “totalmente insalubre”, com restos de comida e lixo espalhados. A corporação disse, ainda, que o local era sujo e tinha cheiro e urina.

Além disso, a mulher estava sem roupas e usava uma fralda. Ela foi encontrada enrolada em um lençol.

A polícia relatou também que a vítima estava “magra e sem nenhuma orientação de tempo e espaço, pois nem sequer uma janela era aberta”.

"Identificamos esses maus-tratos. A idosa estava sem dignidade, sem se alimentar direito e sem ver a luz do dia", declarou a delegada Nívea Lima, em entrevista coletiva concedida, nesta segunda, no Recife (veja vídeo acima).

A mulher foi socorrida por uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Tricentenário, em Olinda. A unidade disse que o estado de saúde dela é "estável".

As investigações apontaram também que a idosa têm imóveis e uma renda mensal de R$ 15 mil. No entanto, o dinheiro era administrado pelo filho.

"Estamos dialogando com o Ministério Público para definir o futuro dela. Soubemos que ela está bem, no hospital. É bem provável que ela siga para um abrigo", disse a delegada.

continua após a publicidade



O homem foi autuado por maus-tratos contra a idosa e cárcere privado no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Encaminhado para a audiência de custódia, o homem teve a prisão preventiva decretada.

Lixo foi encontrado em quarto de motel onde idosa era mantida em cárcere privado pelo filho 

A polícia informou que o caso foi revelado a partir de denúncias anônimas. Os nomes dos envolvidos não foram informados.

Diante da informação, agentes da 15ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Olinda foram até o local indicado.

A ação contou com a participação de uma equipe da prefeitura responsável pela garantia dos direitos dos idosos e do Samu.

Durante entrevista coletiva a delegada explicou os motivos pelos quais os donos do motel não tinham acionado as autoridades, durante os três anos em que o homem ficou com a mãe idosa no quarto.

"Ele alugou esse quarto e disse que a casa da família estava em reforma. Durante todo esse tempo, ele rejeitou o serviço de quarto e a limpeza. Os proprietários do motel não são obrigados a denunciar nem têm autorização para entrar sem o consentimento do cliente", afirmou.

Outro caso
Em fevereiro deste ano, um homem de 46 anos foi preso em flagrante por tomar o cartão de banco da própria mãe e pegar o dinheiro da aposentadoria dela para bancar as despesas pessoais e comprar bebidas alcoólicas.

Segundo a polícia, a idosa, de 87 anos, foi encontrada sozinha em casa, na Zona Oeste do Recife, sem comida e em situação precária de higiene.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário