segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

CASO ROBINHO: Itália solicita ao Brasil que prenda o ex-jogador por nove anos, pela condenação de estupro.


A Itália solicitou ao governo brasileiro que o ex-jogador de futebol, Robinho, cumpra sua pena por estupro, no Brasil. As petições foram assinadas pelo ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio, no dia 24 de janeiro e enviadas ao Brasil por meio de canais diplomáticos no dia 31 de janeiro.

“Caso seja submetido a competente autoridade judiciária brasileira para que autorize, conforme a lei brasileira, a execução da pena de nove anos de reclusão infligida a Robson de Souza pela sentença do Tribunal de Milão em data de 23 de novembro de 2017, que tornou-se definitiva em 19 de janeiro de 2022”, informou a petição assinada pelo ministro.

Na medida, Carlo Nordio lembra que o pedido de extradição de Robinho, enviado ao Brasil em 29 de setembro de 2022, foi indeferido porque o artigo 5º da Constituição Federal veda a extradição de brasileiros.

“Constatado que o próprio Ministério brasileiro manifesta a possibilidade de formular um pedido de execução no Brasil da pena infligida na Itália ao nacional Robson de Souza, a Procuradoria da República junto ao Tribunal de Milão, pediu que seja dado andamento ao processo previsto no Tratado de Extradição entre Itália e Brasil, à luz da lei da Migração n. 13.445/2017 e que considerado portanto que a referida execução pode ser solicitada ao abrigo do artigo 6, parágrafo 1 do Tratado de Extradição entre a Itália e o Brasil”.

Robinho informou que não tem ciência de nenhuma informação nesse sentido.

Fonte: Portal de Prefeitura



Nenhum comentário:

Postar um comentário