segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Mãe e padrasto de crianças resgatadas de situação de maus-tratos no Ceará são localizados.


A mãe e o padrasto das duas crianças de 7 e 10 anos resgatadas em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, em situação de abandono e maus-tratos, foram localizados e ouvidos pela polícia. A informação foi confirmada pelo Conselho Tutelar nesta segunda-feira (24).

"A genitora e o padrasto, quando a gente chegou à delegacia, eles já estavam lá. Eles alegaram que não era costume fazer isso, mas segundo a população já era comum isso acontecer", disse o conselheiro tutelar de Juazeiro do Norte Felipe Barbosa.

As garotas relataram para as pessoas que as encontraram que sofriam agressões com cabo de vassoura e facão. (Assista no vídeo acima)

Retardo no crescimento e desnutrição

Após o resgate, as meninas passaram por avaliação médica e foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar para uma unidade de acolhimento do município, que acompanha o caso.

Após uma primeira avaliação, foi identificado um quadro de retardo no crescimento devido à desnutrição, que já estava em um grau elevado. As duas também apresentavam problemas com a saúde bucal e sinais de maus-tratos, além de dificuldade com alimentação.

"Essas crianças estão muito bem cuidadas. Elas estão com o direito delas sendo preservado, lá elas vão ter uma rotina ideal para a idade delas, uma rotina que uma criança de sete anos e dez anos é para ter: de lazer, de escola, de saúde. No sábado mesmo elas já recebera uma consulta com um pediatra, porque aparentemente estavam desidratas, com a higiene muito prejudicada", falou o conselheiro tutelar.

inda segundo Felipe Barbosa, ainda está sendo avaliado o que irá ocorrer com as crianças.

"Se tiver alguém responsável, um parente responsável que possa cuidar delas, aí a casa abrigo irá avaliar. Isso não é de um dia para o outro, eles fazem um estudo com psicóloga, com a assistente social", afirmou Felipe.

A Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte investiga a situação de abandono e supostos maus-tratos contra as vítimas e que outros detalhes "serão divulgados posteriormente para não atrapalhar a apuração".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário