segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O exame de urina que todo diabético precisa fazer.


Um problema sério e grave que poderia ser prevenido com um simples exame de urina , mas infelizmente muitas pessoas, no caso a maioria, não sabem da existência e da importância. Quem convive com diabetes , além de ter o desafio diário de manter a glicose controlada na maior parte do tempo, também tem a missão de evitar as complicações causadas pelo diabetes descompensado. E mesmo quando o resultado da hemoglobina glicada está bom é preciso ficar atento e investigar se os rins não estão sendo afetados.

Estima-se que  um em cada três pessoas com diabetes tem doença renal crônica .

Essa doença que acomete os rins, órgão que funciona como o filtro do nosso corpo, é silenciosa . Por isso a realização de um exame simples é tão importante para evitar o problema que em casos mais sérios pode levar à dialise . Aliás, no mundo o diabetes é a principal causa de doença renal crônica dialítica, ou seja, que a pessoa já está com grande parte das funções dos rins comprometida e necessita de hemodiálise.

Segundo a nefrologista Bianca Bastos, cerca de 30% das pessoas em dialise no Brasil convivem com diabetes tipo 1 ou tipo 2. "A gente poderia prever esses casos fazendo um exame simples de dosagem de Albuminúria na urina", afirma a especialista.

A albuminúria investiga à presença de albumina no xixi, uma proteína que possui várias funções no organismo e só é encontrada na urina quando existe alguma alteração nos rins. Além do problema renal crônico, a nefrologista explica que a perda de albumina também é um marcador importante para outros riscos. "A pessoa que perde albumina tem um risco maior de ter uma complicação vascular como infarto ou derrame, antes mesmo de precisar de diálise."

Entre outras causas da albumina na urina estão obesidade e hipertensão .

A médica especialista em rins esclarece que esse exame de Albuminúria é oferecido no Sistema Único de Saúde e, mesmo no setor privado, o custo não passa de R$ 50.

Para mais informações o diabetes acesse o portal Um Diabético . conteúdo completo sobre Diabetes e os cuidados com os rins você assiste no vídeo abaixo.


Fonte: IG Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário