quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Raquel apresenta programa para atender mulheres e crianças em situação de pobreza.

 
A candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), apresentou, nesta quinta-feira (10), o programa Mães de Pernambuco, que irá atender, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres em situação de pobreza, com uma bolsa no valor de R$ 300. A bolsa será concedida a mães com filhos de até seis anos de idade.

"Venho visitando o estado há mais de 12 meses e é impressionante a quantidade de pessoas que não tem nada para comer, com geladeira e armários vazios. Por meio do Mães de Pernambuco, vamos socorrer, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres com fome, com uma bolsa no valor de R$ 300 às mães em situação de pobreza, que tenham filhos de até seis anos", disse Raquel ao falar do programa em sabatina na Rádio Liberdade, de Caruaru.

Raquel chamou atenção para o Boletim Desigualdade nas Metrópoles, mostrando que metade da população da Região Metropolitana do Recife vive abaixo da linha da pobreza ou da extrema pobreza. O levantamento foi feito pelo Observatório das Metrópoles, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pernambuco foi o estado onde a pobreza mais cresceu em 2021. Já o IBGE mostra que mais de 1,2 milhão de pessoas vivem em situação de extrema pobreza, o que leva à insegurança alimentar.

Para enfrentar emergencialmente este cenário, Raquel também falou sobre o programa Bom Prato, que vai implantar restaurantes populares fixos e móveis em todas as regiões do estado, com alimentação de qualidade a preço simbólico. Raquel acrescentou também que vai criar 60 mil novas vagas de creches em Pernambuco, garantindo, dessa forma, educação de qualidade e cinco refeições diárias para as crianças.

Ainda na área de educação, Raquel falou sobre o programa TrilhaTec, maior programa de qualificação da história de Pernambuco, que tem como objetivo capacitar profissionalmente estudantes do Ensino Médio.

Na saúde, a candidata voltou a afirmar que vai construir cinco maternidades, em locais estratégicos do estado, garantindo segurança à mãe na hora de parir. Ela se comprometeu também em concluir as obras deixadas para trás pelo atual Governo do Estado, a exemplo do Hospital da Mulher.

Ter uma atenção especial à população da zona rural; rever a cobrança dos impostos, como o IPVA; impulsionar o turismo regional, através de capacitações com o trade turístico, divulgação e desburocratização, também estão entre as ações que Raquel irá realizar como governadora de Pernambuco.

"Quem conhece de perto o nosso trabalho sabe que não sou de fazer nada pela metade. Vou ser instrumento de transformação. A gente quer mudar Pernambuco, assim como mudamos Caruaru", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário