terça-feira, 9 de agosto de 2022

Participe do 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOÇÃO,


Descrição do evento
1º ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOÇÃO

Evento para  pretendentes à  adoção,  famílias formadas por adoção,  estudantes, profissionais que atuam diretamente ou indiretamente com adoção e sociedade em geral.

08:00h - Credenciamento
08:30h –Apresentação cultural

09:00h - Cerimonial de abertura

09:30h -Palestra de Abertura - Adoção em Caruaru: uma história de conquistas e de desafios

Dr. José Fernando dos Santos Souza - Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru e filho por adoção

09:45h - Mesa redonda:

Mediadora: Ana Luíza Correia - Psicóloga da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru / TJPE, voluntária do GAAP Caruaru

Convidados: 

Suzana Schettini – Psicóloga, escritora e mãe por adoção
Adoção de grupos de irmãos: aspectos importantes da adaptação

Lucimary Passos – Advogada, Palestrante e Poetisa
Adoção de crianças negras

Priscila Barcellos – Analista Judiciário, Pedagoga do TJPE (CEJA)
Projeto Família e a busca ativa em Pernambuco

Kátia Azevêdo – Professora, mãe e Escritora
Duas estrelinhas da sorte

13:30h Minicursos
1 - ASPECTOS JURÍDICOS E PEDAGÓGICOS DA ADOÇÃO

Maria Juliana Vieira de Melo. Atua como técnica judiciária desde 2013, lotada na Vara da Infância e Juventude no Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2015. Bacharela em Direito, Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Mãe biológica e adotiva apaixonada pela matéria infanto-juvenil.

Viviane Costa – Analista Judiciária na Vara Regional da Infância e Juventude de Caruru – Pedagoga – Voluntária no GAAP Caruaru. Graduada em pedagogia pela faculdade de Filosofia,  Ciências e Letras de Caruaru.  especialista em arte e educação pelo Instituto Brasileiro de pós-graduação e extensão. Tutora do curso de preparação para pretendentes a adoção do TJPE
Wliane da Silva Ribeiro- Analista Judiciária/Pedagoga na Vara Regional da Infância e Juventude de Caruru – Pedagoga.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  especialista em Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos pela UFPE e mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tutora do curso de preparação para pretendentes a adoção do TJPE

EMENTA: Nos aspectos Jurídicos será abordado o procedimento que leva à destituição do poder familiar. No ensejo veremos também a adoção de crianças e adolescentes através do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, como também será tratada a modalidade de guarda cautelar.

Nos aspectos pedagógicos apresentaremos a contribuição da pedagogia jurídica nos processos que envolvem a adoção. Aos interessados, estudantes, pedagogos e pedagogas que desejem conhecer o contexto não escolar da pedagogia, sintam-se convidados a dialogar sobre a pedagogia jurídica e a atuação do pedagogo na adoção de crianças e adolescentes.

2 - ATUALIZAÇÃO SOBRE PARENTALIDADE ADOTIVA PARA ATORES DA REDE DE PROTEÇÃO

Charles Ricardo Leite Da Silva - Pai por adoção, presidente da APEGA e voluntário do GEAD Recife.  Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Designer com mestrado e doutorado em Design pela Universidade Estadual Paulista UNESP.
Tatiana Valério - Mãe por adoção, Fundadora do GEADIP.  Conselheira da APEGA. Professora e pesquisadora do IFPE Campus Belo Jardim. Líder do grupo de pesquisa  DIPEM/IFPE. Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE.
EMENTA: Neste minicurso será abordado o necessário tema da rede de proteção de crianças e adolescentes, bem como seus desafios e possibilidades; o projeto GAA  Sem Fronteiras, executado pela APEGA nas fases de pré- e pós- Adoção; além da preparação de pretendentes e de crianças/adolescentes aptos à adoção.

3 - PREPARAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA ADOÇÃO

Lúcia Miriam da Silva Rodrigues - Psicóloga no TJPE . CRP 02/14885
EMENTA: O minicurso tem por objetivo mostrar que é possível preparar crianças e adolescentes para adoção, com a responsabilidade que essa prática requer, mas com a leveza que a criatividade e a diversão nos proporcionam. Venha comigo. Você vai gostar!

4 - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS RELEVANTES FRENTE ÀS ADOÇÕES NECESSÁRIAS

Débora Chrystine Alves de Lima - Atua como assistente social da área da infância e juventude do TJPE. Bacharel em Serviço Social,  especialista em Saúde Pública,  Saúde Mental e Dependência Química e em Intervenção Multiprofissional Jurídica.  Mãe,  irmã adotiva e filha de uma defensora dos direitos das crianças e adolescentes.
 Tamires da Silva Vilela - Psicóloga especialista em Psicologia Jurídica e Forense. Crp 02/20839. Entrevistadora forense conformação no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense pela ESMAPE/TJPE.  Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental e atualmente é psicóloga do TJPE atuando em processos de família e infância.  Tutora do curso de preparação para pretendentes a adoção do TJPE.  Mãe do Thiago Henrique e apaixonada pelo trabalho com famílias.

EMENTA: A atuação profissional de assistentes sociais e psicólogos nos processos adotivos legais e reais maracá a condução da efetivação do direito de crianças e adolescentes À convivência familiar. Pensando nisso, este minicurso tem como objetivo percorrer as diferentes fases do processo de adoção, analisando os aspectos psicossociais presentes na atuação das equipes interprofissionais do judiciário e das instituições de acolhimento. Abordando desde o início da fase de aproximação até finalizar o processo adotivo legal. Para tanto, analisaremos a atuação dentro de casos legais e reais de adoção.

5 - AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Waleska Paixão - Psicóloga CRP 02/15953 - Especialista em Neuropsicologia Clínica. Com formação em Avaliação Neuropsicológica infantil - Profa. Universitária.
EMENTA: O objetivo do curso é saber identificar sinais em crianças e adolescentes com transtorno de aprendizagem,  sabendo discernir entre transtorno e dificuldades.  E como identificamos através de um diagnóstico diferencial uma comorbidade que pode estar associada a ele. 

6 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO SUJEITOS DE DIREITO

Lucimary Elisabete dos Passos – Advogada, Palestrante, Poetisa e professora aposentada.  Membro do Conselho Municipal da Mulher.  Membro do grupo de pesquisa:  Educação Inclusão Social E Direitos Humanos da UFPE/ CNPQ.  Conselheira da subsecional da OAB Caruaru. Membro da Arena Da Poesia em Caruaru.  Presidente da Comissão pró Igualdade Racial e de Enfrentamento a Intolerância Religiosa da Subseccional OAB Caruaru.  palestrante.  Presidente fundadora do Coletivo  Afro Ilê Dandara.
Moisés Américo da Silva - Professor da Rede Pública Municipal de Caruaru 
EMENTA: O minicurso abordará os direitos de crianças e adolescentes na Esfera da adoção,  além dos previstos na Constituição Federal em seu artigo 227,  parágrafo 6º,  no preâmbulo da lei 8069/1990-  Estatuto da Criança e do Adolescente:  os direitos sucessórios e alimentícios dos filhos naturais entre outros aspectos relativos a adoção.

7 - COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E DIREITOS HUMANOS

Profa. Dra. Ana Maria de Barros - Profa. da UFPE/CAA/PPGDH – Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório de História e Geografia/UFPE/CAA, vice líder  do Grupo de Pesquisa: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos, militante na área de Direitos Humanos e Direito dos Animais.
Elizabete Cristina Rabelo de Araújo - Advogada e Mestra em Direitos Humanos, Membro de Grupo de pesquisa Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos da UFPE/CAA e Assessora Técnica da Vara regional da Infância e Juventude de Caruaru.
EMENTA: A comunicação não violenta na perspectiva do Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil:  os direitos humanos das crianças e adolescentes. A mediação dos conflitos através da linguagem não-violenta com crianças e adolescentes. A importância da comunicação não violenta na relação de adoção: falas que acolhem versus falas que oprimem. A violência e os conflitos cotidianos. A comunicação como estratégia de pacificação.

17:00h - PALESTRA MAGNA

Da dor do abandono à alegria do encontro

Palestrante: Luiz Schettini Filho – Psicólogo, escritor e pai por adoção 

Psicólogo, teólogo, filósofo, palestrante e conferencista nacional e internacional, professor universitário aposentado e escritor.


18:00h - Encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário