segunda-feira, 27 de junho de 2022

Conselho Tutelar atua na resolução de caso de sequestro e violência física contra criança de 12 anos.


O Conselho Tutelar de Itabaianinha atuou diretamente na resolução de um caso de sequestro e violência física praticado contra uma criança de 12 anos no dia 19 de junho. Com as diligências realizadas, o suspeito do crime foi preso pela Polícia Militar no final da tarde da última quinta-feira, 23. 

De acordo com a conselheira Ana Dígila, do município de Itabaianinha, a criança envolvida no crime em questão teve toda a assistência necessária e direitos perante a lei garantidos.

“Nesse caso específico de violência física, o Conselho Tutelar é um órgão de caráter sigiloso e realizou todos os procedimentos cabíveis. Fizemos a busca ativa dos familiares, encaminhamos para a delegacia, que emitiu o exame pericial. O Conselho Tutelar também a acompanhou ao IML para a realização do exame e notificamos o Ministério Público. Quando soubemos da violência física já procuramos a saúde, o hospital local, e posteriormente a criança foi encaminhada para o Hospital de Nossa Senhora de Lourdes, que possui todo o aparato necessário para esse tipo de violação”, explicou ela. 

Apesar de se tratar de um órgão não jurisdicional, ou seja, que não julga e penaliza judicialmente suspeitos de crimes, o Conselho Tutelar de Itabaianinha é vinculado à proteção integral da criança e do adolescente para combater todo o tipo de violação. 

“A rede de proteção do município funciona de forma preventiva, para todos os tipos de violência, seja ela física ou psicológica. Desde o início da pandemia, em relação ao estupro de vulnerável, o índice aumentou por conta do isolamento social. Por conta disso, sempre buscamos levar informação para as escolas, nos postos de saúde e em rádios. Posteriormente, a vítima é acompanhada durante seis meses por um psicólogo, um ginecologista, a gente a insere nesse projeto, e caso haja a necessidade, esse atendimento é prolongado”, finalizou.

Fonte: Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário