terça-feira, 19 de abril de 2022

Uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em PE; saiba onde ainda é necessário usar.


O uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em Pernambuco a partir da quarta-feira (20). A liberação do item de proteção foi anunciada pelo governo do estado nesta terça-feira (19), após 703 dias desde o início da medida, em maio de 2020, adotada devido à pandemia da Covid-19.

No entanto, em alguns locais fechados no estado, o uso da máscara continua sendo obrigatório:

  • Ônibus, metrô e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque);
  • Escolas;
  • Hospitais, consultórios e demais unidades de saúde.

O novo decreto foi assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) 20 dias depois da liberação das máscaras em locais abertos em Pernambuco, em vigor desde 29 de março.
Indicadores em queda

Em um pronunciamento por vídeo enviado à imprensa, o governador Paulo Câmara (PSB) disse que o estado encerrou, no sábado (16), uma semana epidemiológica com todos os indicadores da pandemia da Covid-19 em queda.

"Também na semana passada, atingimos o patamar de 80% da população vacinada com duas doses ou dose única, e mais de 80% dos maiores de 60 anos com a dose de reforço. Esses números nos dão condições de avançar mais um passo no nosso Plano de Convivência com a Covid e encerrar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados", afirmou o governador.

No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (19), Pernambuco confirmou mais 1.037 infectados pelo novo coronavírus e dez mortes de pessoas com a Covid-19, totalizando 915.203 casos da doença e 21.552 óbitos pela infecção.

Na gravação, Paulo Câmara também declarou que é preciso seguir incentivando a vacinação contra a Covid-19.

"Foram dois longos anos com a necessidade do uso de máscaras como medida preventiva, e só está sendo possível essa flexibilização pela consciência e compromisso da absoluta maioria da população, que acreditou na ciência e nas orientações das autoridades sanitárias. Vamos continuar incentivando a vacinação e trabalhando para encerrar definitivamente esse capítulo da nossa história", disse.

Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário