sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Conselheiros tutelares reivindicam mais pessoal para atuar nos órgãos.


Os coordenadores das macrorregiões Sul e Norte do Conselho Tutelar (CT) de Caxias do Sul, Cassiano Fontana e Josué Orian da Silva, solicitaram na última semana apoio dos vereadores na busca de ampliação de pessoal para atuar no amparo e na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em Caxias do Sul.

Cada conselho conta, atualmente, com cinco profissionais. Segundo o coordenador do CT Macrorregião Sul, Cassiano Fontana, que já foi vereador na Câmara, de acordo com as recomendações do CONAMDA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Caxias do Sul já deveria contar com ao menos cinco conselhos.

“Veja que pela recomendação do CONAMDA, que é o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é criado um Conselho Tutelar a cada cem mil habitantes. Portanto hoje, no mínimo, nós aqui teríamos que ter vinte e cinco conselheiros e mais três conselhos”, relata.

Josué Orian, FSF, afirma que a falta de pessoal afeta gravemente os plantões, que são realizados com apenas um conselheiro para toda Caxias do Sul.

“Então, se entrar duas ligações, três, a gente tem que ir por grau de dificuldade, ver qual é mais urgente pra atender primeiro e deixar a outra na espera. Para uma cidade do tamanho de Caxias, é muito difícil ter um conselheiro somente de plantão para toda a cidade”, explica.

Orian ainda trouxe a tona um problema que afeta as entidades administrativamente, pois os CT são ligados à Fundação de Assistência Social (FAS), algo que não deveria acontecer, pois é também um órgão fiscalizador dos serviços prestados pelo município ao público infantil e adolescente. Ele ainda relatou a preocupação com situações de insegurança que afetam a ação dos conselheiros, que atendem todos os tipos de ocorrência sem nenhum tipo de segurança nas sedes.

O coordenador ainda ressalta que, nos últimos dois anos, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, o Conselho Tutelar conseguiu realizar muitos serviços e que, para fazer mais, precisa de mais pessoas.

“A gente conseguiu ter um bom relacionamento, um bom diálogo com toda a rede, nós conseguimos fazer averiguação em diversas casas de acolhimento. Nós fizemos alguns trabalhos preventivos nas escolas, nas comunidades, nas UBSs. Só que isso demanda muito, porque daí pra nós conseguirmos fazer mais nós temos que estar muito tempo ali e acaba ficando bem puxado para a quantidade de conselheiros”, conclui.

Os Conselhos Tutelares Sul e Norte de Caxias do Sul ficam localizados na Rua Dr. Augusto Pestana, número 26, no bairro São Pelegrino. Eles atendem 24h, das 8h/12h e das 13h30 às 17h30 de forma integral e nos demais horários por meio dos plantão.

Fonte: Le Ouve Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário