segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Bolsonaro ataca vacina para criança e diz que 'óbito é quase 0'; há 311 mortes.

Com 311 crianças de 5 a 11 anos mortas por Covid-19 desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a vacinação de brasileiros nessa faixa etária. Em entrevista à Rádio Sarandi, do Rio Grande do Sul, ele disse que a Pfizer, farmacêutica que produz imunizantes, não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais. 

A aplicação da vacina nessa faixa etária, contudo, foi recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Covid-19 mata mais crianças no Brasil do que outras doenças evitáveis por vacinas, como meningite, influenza ou rotavírus.

“As crianças podem contrair o vírus, sim, mas quase não sentem. Óbito é quase zero”, afirmou Bolsonaro na entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (10). O presidente também voltou a dizer que os pais decidirão se seus filhos serão imunizados ou não. “Eu não vou vacinar a minha filha”, acrescentou o presidente. Na verdade, a vacinação de crianças é obrigatória por lei no Brasil, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O Brasil é de todos nós. Para quem tomou vacina e para quem não tomou. A vacina não é um ponto de intriga, de afastamento entre eu (sic) e a população brasileira”, disse o presidente.

Após dificultar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, ao considerar a exigência de uma prescrição médica, o Ministério da Saúde anunciou que o processo começará ainda em janeiro. Nesta semana, devem chegar as primeiras doses do imunizante da Pfizer para esse grupo etário.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário