sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Franceses terminam o ano sem fogos de artifício e fazendo filas para teste anticovid.

 


Como no resto do mundo, a França se prepara para o segundo Réveillon consecutivo marcado por restrições sanitárias ligadas à pandemia de Covid-19. 
O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em grandes centros e os fogos de artifício foram proibidos. Com o avanço da variante ômicron, muito mais contagiosa e que já se tornou prevalente no território francês, o país também assiste a um recorde de testes anticovid, com filas nas farmácias e laboratórios.
 A prefeitura de Paris já havia anunciado na semana passada o cancelamento de todas as festividades, inclusive a tradicional queima de fogos de artifício, que reúne milhares de pessoas na avenida Champs-Elysées. Mas nos últimos dias, diante da evolução da pandemia, com o país registrando, pelo segundo dia consecutivo, mas de 200 mil novos casos diários, outras medidas restritivas foram tomadas para esta virada
. Os bares de Paris terão que fechar as portas às 2h e, a partir desta sexta-feira (31), o uso de máscaras passou a ser obrigatório em ambientes externos para os maiores de 11 anos. As boates, fechadas desde 10 de dezembro, continuarão assim pelo menos nas primeiras três semanas de janeiro.
Para a noite da virada, as aglomerações foram proibidas em várias regiões do país, inclusive na capital. O consumo e a venda de bebidas alcoólicas em modo "take away" também não será possível, em uma tentativa de evitar festas improvisadas nas ruas e praças.
 A venda, compra e transporte de fogos de artifício também está proibida em praticamente todo o território francês. Quem não respeitar as regras pode levar uma multa de 135 euros (cerca de R$ 850). Um forte dispositivo de segurança também foi implementado, com 95 mil policiais mobilizados em todo o país, dos quais 9.000 estarão apenas em Paris. Bombeiros e militares da força Sentinela (antiterrorismo) também ficarão em alerta

fonte:www.uol.com.br/nossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário