quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Aulas na pandemia: mais de 1.150 estudantes da rede municipal de Uberaba-MG estão ausentes das atividades.


Números apurados pela Secretaria de Educação (Semed) de Uberaba apontam que 1.158 alunos da rede municipal estão com presença insuficiente nas aulas, inclusive remotas, e/ou não buscaram as atividades impressas e nem as devolveram. Desde maio, a Semed realiza uma busca ativa para minimizar a evasão escolar de crianças e adolescentes nas unidades de ensino – situação que acentuou ainda mais durante a pandemia da Covid-19.

O assunto foi tema de reunião virtual, na última semana, com os gestores das unidades de ensino, para alinhar ações para resgatar esses alunos. Segundo a Pasta, dos 1.158 alunos, 100 não foram localizados, por isso, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação.

“É um desafio, e a gente, enquanto Semed, orienta. Porém, cada unidade tem suas ações específicas, já que cada realidade é uma. Não queremos a reprovação e vamos correr atrás desses 'fujões', pois a educação pode garantir um futuro promissor”, afirmou a secretária Sidnéia Zafalon.

Quanto aos demais estudantes, a Semed informou que traçou estratégias compartilhadas com os gestores. Entre elas, a assessora de gabinete, Maria de Fátima Fortes, destacou o controle da entrega dos roteiros de atividades, da frequência nas aulas remotas ou presenciais, o acolhimento das famílias, assessoramentos in loco por meio dos assessores pedagógicos, inspetores educacionais e assistentes sociais.

“Não tem fórmula mágica, mas é preciso resgatar esses alunos, pois a perda da carga horária e consequentemente do conteúdo pode acarretar em reprovação”, alertou a diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inez Pucci de Martino Prata.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Stella Chaves, Andréia Miranda, reforçou que a persistência, a organização, o carinho, o compromisso e o diálogo com a família são fundamentais para o bom resultado da busca ativa.

Retorno das aulas na rede municipal
As aulas presenciais na rede municipal de ensino foram retomadas em 4 de agosto, no modelo híbrido e de forma gradual.

1ª fase: início em 4 de agosto. Nesta data, retornaram os alunos do pré-II (Educação Infantil), os alunos do 5º ano (Ensino Fundamental I) e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), menores de 18 anos. Esta etapa contempla 4.822 estudantes.
2ª fase: início no dia 16 de agosto. Nesta data, retornaram as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, contemplando 8.742 estudantes.
3ª fase: início no dia 1º de setembro. Nesta data, retornaram as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com 7.607 estudantes, e o pré-I (4 anos), com 2.454 alunos.
4ª fase: início no dia 4 de outubro. Nesta data, retornaram as turmas do Maternal III, que contempla alunos 1.910 alunos de 3 anos.
Conforme a Semed, a volta dos estudantes às aulas presenciais é facultativa. Os que optarem por voltar às escolas precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis e terão três aulas diárias. Já os alunos que continuarem estudando somente em casa terão duas aulas remotas, também, diariamente.

A rede municipal de Uberaba tem 75 unidades de ensino, sendo 38 escolas e 37 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) com 27.552 alunos matriculados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário