sábado, 11 de setembro de 2021

Uma a cada 5 alunas de 13 a 17 anos já sofreu violência sexual, diz IBGE


Segundo estudo, 20% delas foram tocadas, manipuladas ou beijadas contra a própria vontade, ou tiveram partes do corpo expostas sem autorização. Pesquisa avalia saúde emocional e física de estudantes brasileiros da rede pública e privada.

Entre as alunas brasileiras de 13 a 17 anos, das redes pública e privada, 20% dizem que já sofreram violência sexual em algum momento da vida: foram tocadas, manipuladas ou beijadas contra a própria vontade, ou tiveram partes do corpo expostas sem autorização.
 
No grupo dos meninos, o índice também é preocupante, embora menor: 9%.

A conclusão é da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio de amostragem populacional, o órgão distribuiu questionários a jovens do 7º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, com garantia de anonimato nas respostas.

Segundo a pesquisa, o ato de maior gravidade (relação sexual forçada) foi sofrido também com maior frequência pelas estudantes do sexo feminino: 8,8% delas afirmaram que foram vítimas de tal crime. Entre os meninos, o percentual foi de 3,7%.

Os dados refletem uma realidade pré-pandemia. Durante o período de confinamento, as denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes aumentaram, de acordo com especialistas. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) também havia emitido um alerta sobre o maior risco de violência no ambiente doméstico ao longo da quarentena.

Problema é maior na região Norte
Analisando os dados por região, os alunos de 13 a 17 anos dos estados do Norte foram os que mais declararam ter sofrido violência sexual (17,1%).

No Amapá, por exemplo, o índice chegou a 23,9% entre as meninas.
Namorados (as) são os agressores mais frequentes

No questionário, os estudantes puderam mencionar um ou mais autores da violência sexual. Quase um terço (29,1%) apontou como agressor o namorado ou namorada.
Em seguida, foram citados: amigos (24,8%), desconhecidos (20,7%) e outros familiares além de pai e mãe (16,4%).

Outros destaques da pesquisa:
Abaixo, veja um resumo das principais conclusões da pesquisa do IBGE com estudantes de 13 a 17 anos:

47% afirmaram que já ficaram embriagados;
22,6% já experimentaram cigarro (metade deles com idade inferior a 14 anos);
7,9% das meninas que já tiveram relação sexual engravidaram ao menos uma vez (a incidência é três vezes maior na rede pública);
21,4% dizem que sentem que a 'vida não vale a pena'.

Fonte: G1

  • Convidados Conselheiros Tutelares e de Direito, e todos os membros do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, para estarmos juntos no maior encontro do Norte e Nordeste do Sistema de Garantia de Direitos.No evento discutiremos vários temas importantes para garantirmos o Direitos de Crianças e Adolescentes, também teremos uma Mesa de Debate sobre a Lei Orgânica do Conselho Tutelar, onde pela Primeira Vez o Tema será debatido este ano, com a presença de mais de 400 Conselheiros Tutelares, já que nosso Evento nas últimas edições tiveram um público de mais de 600 pessoas, dos quais, 500 são Conselheiros Tutelares de Mandato.Também haverá uma Mesa Redonda de Debate composta por adolescentes, onde os mesmos irão falar sobre o que entendem, pensam e esperam do Sistema de Garantia de Direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário