quarta-feira, 30 de junho de 2021

Auxílio Emergencial São João: Artistas juninos receberão benefício da prefeitura de Santa Cruz.

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe enviou para a Câmara de Vereadores do município o projeto do Auxílio Emergencial São João, benefício para os artistas da cidade que já se apresentaram no circuito junino. O projeto de lei já foi aprovado pela comissão de Legislação e Justiça e será encaminhado para a comissão de Finanças. A iniciativa é uma medida para amenizar os problemas causados pelo cancelamento das apresentações em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O benefício será destinado a cantores e bandas juninas, trios pé de serra, batalhões de bacamarteiros, bandas de pífano, poetas, declamadores e repentistas, artesãos que produzam material junino, companhias de dança e quadrilhas juninas, técnicos de áudio e roadies. O Projeto de Lei 16/2021 estabelece que o Auxílio Emergencial São João é destinado aos artistas que não foram beneficiados com a Lei Aldir Blanc, que residam em Santa Cruz do Capibaribe e tenham se apresentado nos festejos juninos da cidade e que estejam com o cadastro atualizado junto à Diretoria de Municipal de Cultura.

A matéria que está em discussão na Câmara, também trata da destinação do orçamento de R$ 80 mil para o auxílio que será pago em parcela única, com valor individual a ser definido em comissão específica de acordo com cada categoria artística.

O prefeito Fábio Aragão estima que o projeto deverá beneficiar uma centena de artistas. “Nós sabemos que a cultura foi um dos segmentos mais atingidos durante essa pandemia. Pelo segundo ano consecutivo não teremos São João. Pensando nisso, enviamos essa iniciativa para a Câmara de Vereadores e estimamos que o Auxílio Emergencial São João irá beneficiar cerca de 100 artistas do circuito junino de Santa Cruz do Capibaribe”, falou.

Artistas que necessitem atualizar o cadastro cultural ou realizar o cadastramento, devem procurar a Diretoria de Cultura, na Secretaria de Educação do município até a sexta-feira, 2 de julho. A previsão para publicação do Edital de Chamamento é para o dia 5 de julho, onde será aberto o período para solicitações do benefício.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário