terça-feira, 4 de maio de 2021

SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE CRISES.


A Semana Acadêmica de Pedagogia (2021) promove um diálogo epistemológico sobre o tempo presente, permeado de incerteza(s) e grave(s) crise(s). Complexas e multidimensionais, as facetas desta(s) crise(s) afetam todos os aspectos de nossa vida: a saúde e o modo de vida, o meio ambiente e as expressões culturais, as relações sociais e as afirmações de direitos humanos, a economia e política, a educação e a cidadania (NASCIMENTO, 2020).

De forma especial, seus tentáculos envolvem as dimensões intelectuais, morais e espirituais e impõe à humanidade novas consciências frente ao iminente colapso das fontes de abastecimentos de alimento, água e energia (CAPRA, 1982). Notadamente, a crise sanitária provocada pela pandemia do covid-19 expõe e amplia a intensidade das desigualdades e das contradições sociais e educacionais (SANTOS, 2020), afetando de modo contínuo e irreversível a atividade docente.

Tudo isso em um contexto de flexibilização, precarização e desregulações das relações de emprego e trabalho, com complexos efeitos sobre a carreira e a atividade docente (OLIVEIRA, 2004; 2020), bem como na reconfiguração da própria política de educação e de currículo. 

Portanto, acreditamos que esta ação agregue conhecimentos relacionados à formação nas áreas de atuação do Pedagogo, complementando a formação construída em sala de aula, suscitada pela troca de conhecimentos, experiências, vivências e experimentações pedagógicas, objetivo central de toda e qualquer atividade acadêmica.
 
Referências

CAPRA, FritjofPonto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. São Paulo: Cultrix, 1982.

NASCIMENTO, José Almir. A educação como proteção integral à criança e ao adolescente. Curitiba: CRV, 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004

Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 27-40, out./dez., 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Amarildo Muniz Malvezzi
Prof. José Almir do Nascimento
Prof.ª Franciela Félix de Carvalho Monte
Prof.ª Genilda Maria da Silva
Prof.ª Maria do Socorro Carvalho Amariz Gomes
Prof.ª Nayanne Nayara Torres da Silva
Prof. Rafael Lucas de Lima
Ana Flávia Pereira de Menezes
Antonio Ricardo de Souza Santos 
Gessica Nayara da Silva Araújo
Iandra Coelho Negreiro
Jailson Ferreira da Silva 
Lorena de Sá Granja





Nenhum comentário:

Postar um comentário