quinta-feira, 20 de maio de 2021

Alepe presta homenagem a enfermeiros na atuação durante pandemia.


Em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no último dia 12 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (19), uma homenagem aos profissionais da área no Estado. A solenidade, de autoria do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), vice-líder do governo no Legislativo, foi transmitida pela TV Alepe e no canal de Youtube da Casa. Quatro representantes da categoria foram homenageados simbolicamente.


 A categoria foi representada por Leimisson Cravo, homenageado da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PE); Mônica Papaléo, que foi indicada para representar o Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras de Pernambuco; Fernando Inácio de Jesus, simbolizando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren); e a enfermeira Priscila Ferraz, que recebeu a homenagem do deputado Diogo Moraes, autor da proposição. 


Durante se pronunciamento, Diogo Moraes pontuou a importância da categoria no árduo trabalho que enfermeiros e enfermeiras têm enfrentado durante a pandemia da Covid-19. Ele citou que, apenas no Brasil, do início da pandemia até ontem, haviam sido notificados mais de 55 mil casos de contaminação entre esses profissionais, que terminaram resultando em quase mil mortes, segundo o Observatório da Enfermagem.


 “Independentemente de que função exerçam dentro dos serviços de enfermagem, esses profissionais, em muitas situações, colocam em risco a própria vida, sem pestanejar, para salvar a de outras pessoas, em uma das mais puras traduções do altruísmo humano”, sublinhou o parlamentar. 


Diogo também disse que, apesar de a Constituição Federal de 1988, determinar que é direito dos trabalhadores um “piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho”, até os dias de hoje, esse piso não foi implantado para a classe da enfermagem. O parlamentar saiu em defesa do Projeto de Lei Federal Nº 2.564/2020, que efetiva o direito constitucional para todos os profissionais de enfermagem do país, além de estabelecer uma jornada de 30 horas para eles, condizente com a realidade de maior parte da categoria. Ele ainda citou o PL Nº 744/2020, que estabelece a insalubridade no grau máximo de 40% para os profissionais da saúde que trabalham em unidades onde há atendimento de pacientes com Covid-19.


Após o pronunciamento do parlamentar, os quatro representantes homenageados falaram sobre o momento e o diálogo com o Poder Legislativo Estadual. A enfermeira Priscila Ferraz destacou a articulação do deputado Diogo Moraes para aprovação de um decreto que vai permitir a abertura de clínicas de enfermagem no âmbito estadual. 


Já o representante da Associação Brasileira de Enfermagem, Leimisson Cravo, pontuou sua alegria em receber a homenagem. “Eu como enfermeiro e representante, vejo como extrema importância esse espaço de diálogo com a politica. Me coloco à disposição da Casa para dialogar junto à classe”, afirmou.


Mônica Papaléo reforçou as palavras de Diogo em defesa da redução de jornada, piso salarial e o acesso da vacina todos os brasileiro. O homenageado Fernando Inácio, representante do Coren, testemunhou a luta contra a Covid-19 e agradeceu o gesto da homenagem da Casa de todos os pernambucanos. 


A solenidade, que foi realizada de forma híbrida, contou também com a participação online das deputadas Laura Gomes (PSB), Jô Cavalcanti (Psol) e o deputado João Paulo (PCdoB). Todos manifestaram apoio à categoria, ressaltando a importância de enfermeiros e enfermeiras no fortalecimento da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário