terça-feira, 30 de março de 2021

É possível engravidar tomando anticoncepcional? Resposta pode te surpreender.

Toda mulher corre o risco de engravidar, mesmo tomando o anticoncepcional regularmente porque os anticoncepcionais apenas têm uma eficácia de cerca de 98%. Além disso, o uso de antibióticos ou de outros remédios pode diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional, aumentando o risco de gravidez. Veja alguns exemplos de remédios que diminuem a eficácia da pílula.

Outras situações que podem limitar a eficácia da pílula anticoncepcional e proporcionar uma gravidez são:

Trocar de anticoncepcional e não usar preservativo nas 2 primeiras semanas.
 
Veja como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar;
Ter episódios de diarreia ou vômito nas 3 a 4 horas após tomar a pílula anticoncepcional. Neste caso, deve-se tomar uma nova pílula ou usar preservativo;
Esquecer de tomar o anticoncepcional sempre na mesma hora;
Esquecer várias vezes de tomar a pílula anticoncepcional durante o mês.
Em caso de esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional na primeira semana da cartela, há um maior risco de gravidez porque a ovulação pode acontecer mais cedo e os espermatozoides podem sobreviver por até 7 dias depois do contato íntimo.

Se a mulher achar que está grávida, mas ainda estiver tomando a pílula, ela deverá realizar um teste de gravidez o mais rápido possível. Caso a gravidez seja confirmada, a mulher deverá deixar de tomar a pílula. O uso da pílula anticoncepcional não altera o resultado do teste de gravidez nem faz mal ao bebê, mas deve deixar de ser tomada assim que uma nova gravidez seja descoberta. Veja o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional.
É possível engravidar tomando a pílula e amamentando?

A pílula anticoncepcional Cerazette, que é usada durante a amamentação, serve para evitar a gravidez e tem uma eficácia de cerca de 98%, como as outras pílulas anticoncepcionais, no entanto, se a mulher se esquecer de tomar a pílula por mais de 12 horas ou estiver tomando um antibiótico, por exemplo, pode engravidar novamente, mesmo se estiver amamentando. Veja quais os antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional.
 
Fonte: Últimas Notícias do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário