quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Secretário de Saúde aponta possibilidade de fechamento da Feira da Sulanca.


Nesta quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, André Longo, deu início à vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de Saúde que atuam na assistência dos pacientes com coronavírus na rede estadual em Caruaru, no Agreste. O ato simbólico e o início da vacinação foram realizados no Hospital Mestre Vitalino (HMV).

Na oportunidade, Longo comentou sobre um possível fechamento da Feira da Sulanca, tendo em vista o crescente aumento dos casos de Covid-19 registrados no Agreste. O secretário esclareceu que, no momento, não existe nenhuma determinação do Governo do Estado para fechamento de parques e feiras, mas que a possibilidade não está descartada.

"Existem protocolos para essas atividades e o que temos visto é um relaxamento", afirmou. Longo comentou ainda sobre a postura de compradores e comerciantes, que têm circulado nos espaços públicos sem seguir os protocolos de prevenção. "As pessoas estão deixando de usar as máscaras nos parques e feiras. Se isso continuar, pode sim haver fechamento de todos os parques e de todas as feiras", destacou.

Apesar do alerta, o secretário pediu a compreensão e a ajuda dos comerciantes. "É importante que os comerciantes nos ajudem nisso [...]. Os números no Agreste não são confortáveis. Muito pelo contrário, são preocupantes", disse o secretário.

Na última semana, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, havia comentado em entrevista à Rádio Jornal Caruaru que as feiras de fim de ano podem ter provocado aumento de casos na região. “O governo não deixará de tomar medidas restritivas se houver crescimento [dos casos]", disse.

Posicionamento dos feirantes

Em entrevista a Rádio Jornal Caruaru nesta quinta-feira (21), o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, destacou que os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 têm sido cumpridos nos espaços de feira.

"No setor privado, todo cliente adentra o local com aferição de temperatura e uso da máscara. Além disso, existem oito pias em torno da feira para fazer higiene. A praça de alimentação também segue todas as normas. E no setor público [...] a Secretaria de Saúde só permite a entrada na feira seguindo protocolo", destacou.

Pedro Moura destacou a preocupação diante da possibilidade de fechamento da feira, mas afirmou que ele e os feirantes estão tranquilos porque cumprem os protocolos. "Vamos intensificar a fiscalização na próxima feira, já conversamos com o secretário, e vamos mostrar que estamos cumprindo e a feira está funcionando muito bem", afirmou o presidente.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário