segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Há um ano, China censurava médico que denunciou primeiros casos de Covid 19


Os internautas chineses lembraram neste domingo (3) da censura e injustiça cometidas contra Li Wenliang, o médico chinês que foi covardemente repreendido pelo Partido Comunista Chinês por alertar seus colegas sobre o surto do coronavírus, logo no início do surto na China.

O médico de Wuhan morreu da doença em fevereiro, causando um clamor nacional e transformando Li em um símbolo da negligência da China ao lidar com o vírus.

Em 3 de janeiro de 2020, Li foi intimado a ir até uma delegacia de polícia para receber uma reprimenda oficial por compartilhar uma mensagem de alerta sobre um tipo desconhecido de pneumonia viral que circulava na cidade.

“Seu comportamento perturbou seriamente a ordem social… A polícia espera que você possa cooperar e cessar seu comportamento ilegal, você pode fazer isso?”, dizia a intimação compartilhada por Li em sua conta no Weibo, uma rede social chinesa. 

A notificação dizia que Li foi convocado porque enviou mensagens a um grupo de WeChat de seus colegas de faculdade para avisá-los sobre sete casos em um mercado de frutos do mar, que foram mais tarde vinculados aos primeiros casos confirmados de Covid-19.

“Se continuar com o seu comportamento ilegal, será punido pela lei”, disse-lhe um policial. “Voce entende?”

“Eu entendo”, Li respondeu.

Hoje, centenas de usuários da web reservaram um tempo em suas celebrações de ano novo para deixar uma mensagem na página de Li no Weibo. “Irmão, você foi repreendido no mesmo dia do ano passado”, escreveu um usuário na manhã de domingo. “Você foi injustiçado e as pessoas se lembram.”

A página do Weibo de Li foi classificada por alguns como “o muro das lamentações da China”, visto que muitos compartilharam suas frustrações com a pandemia. Uma postagem recebeu mais de um milhão de comentários até domingo.

“Dr. Li, já se passou um ano desde a reprimenda”, escreveu outro usuário no domingo. “Espero que não haja nenhuma reprimenda no céu.”

A China tem lutado para explicar e conter os danos causados ​​pela reprimenda de Li, enquanto enfrentava uma reação doméstica e internacional sobre o tratamento inicial do surto.

Horas depois de sua morte, Pequim disse ter enviado um grupo de investigadores com o principal órgão anticorrupção do partido a Wuhan para examinar o caso. Em março, quase dois meses após sua morte, a polícia de Wuhan revogou a reprimenda e pediu desculpas à família de Li após a conclusão da investigação.

A polícia também prometeu aprender as lições do caso e disse que o vice-chefe da delegacia onde Li foi repreendido recebeu um demérito e outro policial envolvido no caso foi advertido.

Em abril, Li foi declarado mártir pelo governo provincial de Hubei, enquanto as autoridades buscavam administrar sua imagem como herói e vítima.

Fontes oficiais, incluindo diplomatas e o Ministério das Relações Exteriores, enfatizaram sua filiação ao Partido Comunista Chinês para afastar as sugestões de que ele estava desafiando o sistema.

Em julho, o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma longa declaração sobre o caso, que dizia: “Li Wenliang era um oftalmologista, não um delator e não foi detido”. O comunicado também destacou o papel de outro médico, Zhang Jixian, que foi recompensado por ter sido o primeiro a dar o alarme a seus superiores.

Mas muitos ainda se lembram da história em seus próprios termos: “Você não viu sua reprimenda revogada antes de morrer”, escreveu um usuário do Weibo na página de Li. “Mas deixe-nos lembrar suas palavras: uma sociedade saudável deve ter mais de uma voz.”

Fonte: South China Morning Post



Nenhum comentário:

Postar um comentário