quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Polícia Civil de Pernmbuco bloqueia 152 sites e 55 apps em operação nacional contra plataformas ilegais.

 

Nacionalmente, houve determinação judicial para suspender 252 sites e 65 aplicativos de streaming, que transmitem filmes, séries e outros programas de forma ilegal.


Durante a fase dois da Operação 404, deflagrada em 10 estados do país para combater a prática de crimes contra a propriedade intelectual e coordenada pelo Ministério da Justiça, a Polícia Civil de Pernambuco conseguiu o bloqueio judicial de 152 sites e 55 aplicativos de compartilhamento ilegal no Brasil

Os investigadores chegaram a esses sites e aplicativos através de um trabalho do laboratório de inteligência cibernético do órgão e da Delegacia de Crimes Cibernéticos, além de denúncias de empresas, apontou o delegado responsável pela operação no estado, Eronides Meneses.

"Nós representamos inicialmente pelo bloqueio, para tirar do ar mesmo, 152 website e 55 aplicativos de IPTV, aquele aplicativo que você assiste qualquer canal através de aplicativos. Conseguimos isso através de mandado judicial", explicou o delegado.

Nacionalmente, foram cumpridos, por determinação judicial, 25 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal.


O delegado apontou que as plataformas ofereciam acesso irregular a canais de televisão por assinatura. "O pessoal capta o sinal e transmite de forma ilegal, violando direitos autorais, prejudicando centenas de pessoas e empregos", afirmou.

A investigação apontou que os suspeitos capturavam o sinal e realizavam a retransmissão ilegal de conteúdo para assinantes do serviço. O grupo também ganhava dinheiro por meio da veiculação de propagandas em sites piratas muitos deles com servidores em outros países.

"Eles tinham vários pacotes de assinatura, mas geralmente você pagava uma quantia mínima e tinha acesso a qualquer canal de TV por assinatura disponível no Brasil, filmes e séries também. Além disso, [há] propagandas e vírus que eles colocam nesses sites", explicou o delegado Eronides Meneses.

O investigador apontou que os trabalhos continuam para identificar os responsáveis pelas páginas que reproduziam o conteúdo de maneira ilegal.


Primeira fase

Na primeira fase da operação, em novembro de 2019, oito pessoas foram presas em flagrante, sendo três delas em São Paulo.

Na ocasião, os alvos eram suspeitos de operar 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming


fonte: g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário