sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Número de casos da Covid-19 aumenta 12% em Pernambuco

 Secretário de Saúde assume que Pernambuco está vivendo um período de oscilação dos casos. Atualmente, o estado está com mais de 80% dos leitos para tratamento da Covid-19 usados.


Na análise da última semana epidemiológica (47) de Pernambuco, a Secretaria de Saúde registrou uma oscilação de 12% para mais nos casos da Covid-19, quando comparado com a semana 46. No entanto, o secretário de Saúde do estado André Longo diz que isso ainda configura uma queda de 16,4% dos casos quando comparado com a semana epidemiológica 45.

O líder da pasta assume que o estado está vivendo oscilações dos casos da Covid-19, para mais e para menos.

Sobre as mortes provocadas pelo novo coronavírus, mesmo considerando haver um retardo nas informações, maior do que nas divulgações dos casos de contágio, Longo informa que Pernambuco teve uma queda de 12,4% dos óbitos em comparação com a semana epidemiológica 46 – além de uma situação de estabilidade.

Já sobre as ocupações dos leitos dedicados aos pacientes da Covid-19, a Secretaria aponta que na quarta (25) e na quinta-feira (26), as taxas das UTIs atingiu o patamar de 80% da ocupação. “Isso foi motivado também pela retirada do sistema de regulação de leitos que compunham o hospital de campanha de Petrolina. Como já tínhamos dito, Pernambuco estuda a reposição desses leitos na cidade”, reforça Longo.

Para isso, estão sendo feitas tratativas com o Hospital Universitário e com a organização social que cuida da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada para a reposição desses leitos.

O Plano de Contingência de Pernambuco prevê o desbloqueio e aberturas de novos leitos caso esse percentual de 80% da ocupação das UTIs se sustente por mais tempo. “O Governo de Pernambuco planeja disponibilizar até a próxima semana mais vinte vagas de UTI adulto, sendo dez vagas no antigo Alfa, e outras dez na maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda – além de 50 novos leitos de enfermaria que estão sendo providenciados nessas unidades”, garante o secretário de Saúde.

Longo reforça que tudo está sendo monitorado pelo governo do estado e, caso seja necessário, mais vagas de leitos devem ser abertos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. O secretário pede que a população não abandone os cuidados de combate ao novo coronavírus para que os números possam melhorar em Pernambuco.

*Com informações LeiaJá

fonte: https://www.portalpe10.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário