quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A disputa pela prefeitura mais rica do estado de Pernambuco

 

Carlos Santana, Célia Sales e Albérico da Cobal
Localizada na Região Metropolitana do Recife, Ipojuca é geograficamente privilegiada. Suas praias atraem milhares de turistas que lotam seus hotéis e aquecem a economia local, gerando receita para o município. Outras duas fortes arrecadações são o Porto de Suape e o IPTU das mansões.
Com quase 100 mil habitantes e um orçamento de quase R$ 1 bilhão, o município tem a melhor arrecadação por habitante de Pernambuco, mas o retorno não é tão positivo assim. Para efeito de comparação, Abreu e Lima, que tem quase a mesma quantidade de habitantes, tem orçamento para 2020 previsto de aproximadamente R$ 200 milhões. Ou seja, Ipojuca gasta cinco vezes mais e não consegue entregar isso nos serviços prestados.
Eleita através de eleição suplementar em 2017, Célia Sales (PTB) fez algumas promessas megalomaníacas, como a construção de cinco mil casas e cinquenta creches, entre outras. Ao não cumprir, ganhou uma tremenda rejeição. Porém, conseguiu diminuí-la durante a pandemia, com o lançamento de um programa assistencialista, o Benefício Eventual Municipal (BEM), que garantiu um valor aos ipojucanos mais necessitados.
Célia sabia que tinha uma difícil missão pela frente, vencer o ex-prefeito de quatro mandatos, Carlos Santana (PSB), que vinha com altíssima aceitação. No último mandato, Carlos conseguiu entregar uma grande quantidade de obras.
Mas é aquela velha história, quando a oposição se divide, quem mais se beneficia é a gestão. Isso aconteceu quando o presidente da Câmara de Vereadores, Albérico da Cobal (PP), decidiu pela candidatura. Indiretamente, ele trouxe Célia de volta para a disputa.
Albérico entrou bem na disputa e colocou os três no páreo. Porém, por ser “novato”, precisa percorrer o maior caminho. Existe um sentimento de que Carlos tem grande aceitação. Célia conta com a máquina de cinco mil pessoas entre cargos comissionados e contratados para reverter.
A “Prefeitura do Bilhão” maiores disputas políticas do estado.
Elias Gomes – O ex-prefeito retirou a candidatura a prefeito do Cabo de Santo Agostinho e declarou apoio a Keko do Armazém (PL). A retirada atrapalhou o atual gestor, Lula Cabral (PSB), que sem segundo turno na cidade, contava com três nomes fortes para dividir a oposição. Agora Lula disputará contra o fortalecido Keko e o popular Delegado Resende (Podemos).
Olinda – Campanha começou a esquentar. João Paulo (PCdoB), Celso Muniz (MDB) e Guto Santa Cruz (PDT) estão se movimentando bem e devem dar muito trabalho ao prefeito Lupércio.
Marcones Sá – Apesar de ter saído atrás na disputa pela Prefeitura de Salgueiro, o comentários nos bastidores é que a candidatura do ex-prefeito tem crescido a olhos vistos. Marcones (PSB) disputa contra o atual gestor, Clebel Cordeiro (PL).
Eventos – O deputado João Paulo Costa defendeu a ampliação dos horários para casamentos e festas. “Já podemos expandir as condições para a realização de casamentos e festas. Eventos desse tipo têm total condição de acontecerem após a meia-noite. Como a maioria dos eventos acontece a noite, as empresas terão um aumento nas atividades e poderão garantir a permanência dos trabalhadores”, declarou o parlamentar.
Candidaturas coletivas – As codeputadas Juntas entregaram documento no TRE se posicionando contra ofensiva da Justiça Eleitoral que pretende barrar candidaturas coletivas.
fonte: falape.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário