domingo, 14 de junho de 2020

Jovem negro é confundido com suspeito de roubo e é preso sem provas



Familiares e amigos do estudante Gabriel Silva Santos protestaram, na noite deste sábado, 13, em frente à Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), em Salvador, após o jovem ser preso enquanto sacava o auxílio emergencial, nas proximidades do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde de sexta-feira, 12. Segundo os familiares, Gabriel não sabe dirigir e foi confundido pelas características físicas.
“Eles disseram que o suspeito era negro, tatuado e com o cabelo loiro. A única pessoa subindo o CAB com essas características era Gabriel e a polícia simplesmente pegou ele e levou para a delegacia”, contou uma amiga do rapaz, em entrevista ao Portal A TARDE.
De acordo com os familiares e amigos, Gabriel saiu por volta das 14h de sexta-feira para pagar uma conta e sacar um dinheiro no CAB, quando foi confundido com o suspeito de roubo de um carro, que foi roubado no último dia 10. Segundo a família, Gabriel não sabe dirigir e o caso seria uma injustiça.
“A situação de Gabriel é muito complicada e identificamos que ele foi preso por um equívoco que não aconteceria se ele fosse branco. A negritude no nosso país está completamente marginalizada. Gabriel não tem como ser acusado como está sendo e nem como permanecer preso em uma cela superlotada. Ele foi preso por estar em uma agência bancária falando ao celular. Não há justificativas para que isso esteja acontecendo a não ser a cor de Gabriel”, declarou a advogada Natália Petersen, durante uma live nas redes sociais do jovem.
No momento, outros cinco advogados estão acompanhando o caso. São eles Alberto Mariano, Dandara Amazzi Lucas Pinho, Filipe Pinheiro, Maria Eugenia Damasceno Pinto e Paulo Cesar dos Santos Junior.
Em nota, os juristas pontuaram que Gabriel é asmático (grupo de risco para a Covid-19) e está em uma cela superlotada, onde há seis pessoas com suspeita da doença.
fonte:https://www.diariodocentrodomundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário