domingo, 14 de junho de 2020

Conselheiro tutelar entalado, povo gritando do lado de fora, crianças chorando e o outro conselheiro rindo.

HISTÓRIA DO LIVRO:



Nas minhas andanças conheço estórias que só acredito pela credibilidade de quem me contou.

Um dos maiores conhecedores da Lei, é o meu amigo George Luiz. Quantas vezes ele já afirmou em palestras, que Conselheiro Tutelar não invade casas. Repito, sempre ouvi de George- que história é essa de invadir domicílio alheio, seja por qualquer motivo, Isso, não é coisa de Conselheiro Tutelar.

Mas, encontra resistência. Um dos casos mais ridículos, que enfrentei nas minhas andanças, aconteceu numa pequena cidade do agreste setentrional de Pernambuco. Chega a notícia no CT de que uma mãe deixou os seus dois filhos pequenos em casa e sai para o brega.


Na ausência de um veículo e na falta do SGD no pequeno Município e já perto do processo de escolha, o Conselheiro e seu amigo (lembram-se dos dois únicos Conselheiros da TV Record) partem para a aventura. Era uma comunidade SQD (sem qualquer direito), aproximadamente duzentas casas numa pequena vila quase urbana, quase rural . Quando chegaram a humilde casa, observaram que, mesmo sendo um barraco, não dava para derrubar a porta, pois corria o risco de derrubar a casa toda e o risco de assustar as crianças. Então aparece os agentes Conselheiros do SGD enlouquecido.
-Por favor, alguém pode me emprestar uma escada? - O colega conselheiro se recusa a subir. Mas, o outro da novela, decide que é com ele. Sobe a escada e começa a tirar as primeiras velhas telhas. E começa a entrar, pelo telhado.


Ah, esqueci do detalhe, na época , 09 anos atrás, ele pesava mais de 120 kg. Como diz na minha terra, escorregou e ficou entalado. Metade para dentro da casa e metade para fora.


O barulho, acorda as crianças que começam a gritar.
Afinal não é fácil acordar com uma cabeça dependurada( só matuto conhece essa palavra).. O clima já é de morrer de rir, e a bagunça, começa a funcionar. A novela- Conselheiro entalado, povo gritando do lado de fora, crianças chorando e o outro conselheiro rindo.
- Colega, venha me ajudar!
- Deixe eu parar de rir!
Depois, conseguiram solucionar o problema. Alguém da família chegou e abriu a porta e o empurraram de dentro para fora,..., Nesse interim ,a mãe chega assustada, Levou uma bronca,”” vou colocar seus filhos no abrigo”.
Abandono de incapaz.
Penso comigo mesmo . Naquela comunidade, quem não é incapaz?
Ali mesmo fizeram todo o atendimento e no final um perguntou:
Mais alguma dúvida?
E a mãe: - com muito medo. Senhor consertou meu telhado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário