terça-feira, 28 de abril de 2020

Empresários obrigam funcionários a participar de protesto pela abertura do comércio na Paraíba



O protesto realizado na manhã desta segunda-feira (27) por empresários e lojistas que pediram a reabertura urgente, mas forma gradual do comércio de Campina Grande, é o assunto da nota divulgada pelo pelo Sindicato dos Comerciários do município.
Na nota, o sindicato se posiciona contrário a tese de reabrir lojas em meio à pandemia do novo Coronavírus, revela que pessoas foram coagidas a estarem no ato e referenda as orientações da autoridades de Saúde sobre a importância do isolamento social.
A nota assinada pelo presidente da entidade, José do Nascimento, ainda defende a manutenção do emprego e da vida da população. Confira:
O Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, vem a público informar, que diferentemente do que foi divulgado pelos empresários organizadores do ato que pediu a reabertura do comércio ocorrida na manhã desta segunda-feira (27) e reproduzido por alguns veículos de comunicação da cidade, a categoria não comunga com o pedido de retorno das atividades nesse momento, assim como o Sindicato, entidade oficial representativa da categoria, em nenhum momento foi consultado pelos organizadores da atividade, sendo assim, é falsa a informação que este movimento foi organizado e realizado em comum acordo entre as partes.
Além disso, vem a público denunciar, que muitos funcionários participantes do referido ato, através de denuncias anônimas, foram coagidos a participarem do movimento por parte de alguns empresários chefes de algumas empresas, com a ameaça da possibilidade de afastamento dos seus postos de trabalho. Como também denuncia a postura de alguns empresários, que dada à presença dos representantes da categoria, de maneira agressiva tentaram inviabilizar a fiscalização e o trabalho destes.
Sendo assim, repudiamos veementemente qualquer tentativa de coação aos trabalhadores e trabalhadoras, assim como qualquer pedido de retorno as atividades que desrespeitam as orientações dos organismos de Saúde e as medidas de prevenção e segurança no combate ao Covid-19 e que ponham em risco a saúde dos comerciários e de toda população campinense.
O Sindicato reitera a defesa do posicionamento que vem sendo tomado, desde o início dessa crise, de diálogo e respeito às orientações dos órgãos de saúde competentes, sejam eles internacionais, nacionais, estaduais e municipais, as recomendações do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, como também o respeito da suspensão das atividades realizada via Decreto Estadual e acatado pela Gestão Municipal e o retorno gradual das atividades em momento oportuno de resolução dessa crise.
O Sindicato ainda defende a manutenção dos postos de trabalho, a garantia de todos os direitos, a defesa da saúde e da vida dos trabalhadores (as) e seus familiares.
José do Nascimento Coelho, Presidente.
Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, 27 de abril de 2020.
 fonte:https://www.diariodocentrodomundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário