sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Conselheira tutelar é agredida e faz desabafo nas redes sociais.

Profissional afirma que categoria precisa ter mais segurança para realizar trabalho com crianças e adolescentes.


Renata foi conduzida ao Hospital Municipal de São Vicente, SP, e registrou boletim de ocorrência após o ocorrido — Foto: Arquivo pessoal

Renata foi conduzida ao Hospital Municipal de São Vicente, SP, e registrou boletim de ocorrência após o ocorrido — Foto: Arquivo pessoal

Uma conselheira tutelar da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil após ser agredida por uma moradora do município. Conforme Renata Mendonça, de 38 anos, relatou ao G1 nesta quinta-feira (20), a mulher jogou uma garrafa e a agrediu com arranhões por se sentir contrariada após procurar os conselheiros.

A agressão ocorreu na manhã desta terça-feira (19) quando, segundo a conselheira, a moradora procurou a sede do conselho em que ela atua, no Centro da cidade.
"Ela estava bem alterada e imediatamente a levaram para sala para poder saber o que estava acontecendo. Bem nervosa e aos gritos, ela informou que seus filhos estavam com o pai e ela exigia que os conselheiros fossem buscar as crianças", diz.
Conforme relata Renata, a própria mãe explicou que os filhos eram bem cuidados pelo pai, então, a equipe tentou explicar que o homem tinha o mesmo direito que ela sobre a guarda e que ela deveria ir a defensoria, constituir um advogado e pedir a guarda definitiva das crianças.
"Ela se alterou mais ainda dizendo que não queríamos ajudá-la e, aos gritos, jogou uma garrafa que estava em suas mãos e me agrediu sem que eu pudesse me defender. Nem ela e nem o pai têm a guarda totalitária dos filhos definida pela Justiça. Quando acontece essa situação, e uma das partes pega os filhos e não quer devolver, orientamos a entrar com o pedido de guarda, porque até que a Justiça não defina a guarda para um dos dois, ambos têm o mesmo direito sobre os cuidados com os filhos", explica.
De acordo com a conselheira, os ferimentos não foram mais graves porque um colega de trabalho entrou na frente, com o objetivo de amenizar a situação. Após a confusão, a Polícia Militar foi acionada e conduziu a profissional ao Hospital Municipal de São Vicente, onde foi medicada e liberada. O caso foi registrado no 1º DP de São Vicente.
A mulher foi liberada após prestar depoimento. Nas redes sociais, a conselheira chegou a fazer uma postagem lamentado o ocorrido.
"Ela foi para delegacia rindo e dizendo que não daria em nada. Fui conselheira de 2006 a 2009, fiquei um tempo fora da área e tomei posse novamente dia 10 de janeiro. Nós ficamos muito vulneráveis, diariamente somos ameaçados. Câmara Municipal, Fórum, Prefeitura, todos tem proteção com Guarda Municipal e Polícia Militar. Não temos nem periculosidade, que certamente estamos adequados aos requisitos, temos que entrar em áreas que nem a PM entra. Precisamos ter nossa segurança garantida, para realizarmos nosso trabalho de forma efetiva", finaliza.
Conselheira fez postagem nas redes sociais após agressão em São Vicente, SP — Foto: Reprodução/Facebook
Conselheira fez postagem nas redes sociais após agressão em São Vicente, SP — Foto: Reprodução/Facebook
fonte: g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário