quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social informa sobre Carteira de Trabalho Digital.



Com a grande procura dos cidadãos para realizar a Carteira de Trabalho Física, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Capibaribe informa que não existe mais a emissão do documento em forma física, agora, apenas DIGITAL. 

O aplicativo existe desde 2017, mas passou a substituir o documento físico depois da regulamentação feita em setembro de 2019 e faz parte da Lei de Liberdade Econômica do Governo Federal. 

O aplicativo pode ser encontrado facilmente pela Loja de Aplicativos do IOS ou Android e o usuário consegue realizar o acesso sozinho. É preciso apenas informar CPF, Nome, data e estado de nascimento, e o nome da mãe para fazer o cadastro. 

O usuário será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória do trabalho. É importante prestar atenção e não errar nenhuma informação, caso erre o acesso só poderá ser tentado novamente 24 horas depois.

O trabalhador agora, na hora da contratação, precisa apenas informar seu CPF e poderá, através do aplicativo, acompanhar eletronicamente seus antigos e atuais contratos, e todas as anotações como férias e salário. 

Quem já possui a Carteira de Trabalho física deverá guardá-la. Ele continua sendo importante para comprovar tempos de trabalhos anteriores, mas é necessário que ele também baixe o aplicativo para acompanhar sua atual ou futuras contratações. 

Já para as empresas que usam o eSocial, o registro também passa a ser feito digitalmente. Nele, as informações dos seus trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamentos, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio e informações sobre FGTS são comunicados ao Governo de forma unificada, trazendo facilidade e agilidade para ambos. 

Para mais dúvidas, é recomendável o acesso ao site do Governo Federal pelo link: https://empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes-ctps-digital/  


Nenhum comentário:

Postar um comentário