sexta-feira, 19 de julho de 2019

Após ameaças, feira de livro em SC cancela participação de Miriam Leitão.

FLORIANÓPOLIS – Um dia após anunciar a programação da 13.ª edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, a organização anunciou o cancelamento do convite à jornalista Miriam Leitão e ao sociólogo Sérgio Abranches. O evento ocorre entre 8 a 18 de agosto e terá como tema, este ano, Literatura em Movimento.
>

Miriam Leitão
A jornalista Miriam Leitão
As pressões contra os nomes de Miriam e Abranches começaram ainda na tarde de segunda, 15, e culminou na criação de uma petição online que recolheu 3.294 assinaturas. Após analisar a situação, a organização comunicou, na tarde desta terça, 16, o cancelamento dos convites por temer a integridade dos convidados. Os organizadores teriam, inclusive, recebido mensagens de ameaças, o que colaborou com a decisão.
Em nota, a organização da Feira do Livro disse que “nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”. A decisão do cancelamento dos dois convidados não foi unânime.
A reportagem tentou contato com a coordenação da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, para uma entrevista, mas até a publicação deste texto não obteve retorno. Em entrevista ao portal NSC Total, o coordenador artístico da Feira, Carlos Henrique Schroeder, disse ter vergonha de ter de falar para a Miriam Leitão que não poderia trazê-la “porque não tenho como garantir sua segurança”.
A comentarista da Rede Globo e colunista do jornal O Globo está entre jornalistas brasileiros mais premiados. Este ano, Miriam foi homenageada no tradicional Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. É autora de sete obras e vencedora de dois prêmios Jabuti.

Abranches, marido de Miriam Leitão, é sociólogo, cientista político e escritor. Sua última obra, Presidencialismo de Coalizão, é de 2018.
FONTE: POLITICA.ESTADAO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário