segunda-feira, 27 de maio de 2019

Ministro Fachin manda retirar adolescentes infratores de unidades superlotadas

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal - Foto: Rosinei Coutinho/Supremo Tribunal Federal


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), concedeu liminar para transferir adolescentes infratores que estejam internados em unidades com lotação superior a 119% de ocupação, que é a média nacional nesses estabelecimentos. Em caso de impossibilidade de transferência, Fachin determina que os jovens sejam liberados para o regime domiciliar. A medida atinge unidades do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Pernambuco.
A decisão foi tomada em um habeas corpus coletivo da Defensoria Pública do Espírito Santo, em nome dos adolescentes internados na cidade de Linhares. Em agosto, Fachin beneficiou os jovens com uma liminar. Agora, estendeu a decisão a adolescentes de outros quatro estados. O mérito da ação será julgado no dia 15 de junho, na Segunda Turma do STF, que poderá manter a decisão de Fachin, ou revoga-la.
Segundo o processo, nas 25 unidades do estado do Rio de Janeiro estão internados 2.046 adolescentes do sexo masculino, sendo que a capacidade real é de 1.613 vagas. Na Bahia, são 552 vagas nas unidades de internação, que abrigam 631 adolescentes. Já em Pernambuco, existem 1.049 internos para uma capacidade de 702 vagas. Existem também 178 adolescentes em regime de semiliberdade para 160 vagas.


Publicado no site Diário do Centro do Mundo
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ministro-fachin-manda-retirar-adolescentes-infratores-de-unidades-superlotadas-2/




Nenhum comentário:

Postar um comentário