segunda-feira, 11 de março de 2019

Com menos de 1 visitante por dia, biblioteca é fechada por falta de público.

Biblioteca foi inaugurada há mais de 20 anos,  Custo anual era de R$ 1 milhão.



FONTE G1 MT.


 Biblioteca Arne Sucksdorff fica no prédio da Sema — Foto: Sema-MT/ Assessoria Biblioteca Arne Sucksdorff fica no prédio da Sema — Foto: Sema-MT/ Assessoria
Biblioteca Arne Sucksdorff fica no prédio da Sema — Foto: Sema-MT/ Assessoria
A Biblioteca Arne Sucksdorff, que fica na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, foi fechada após um relatório de produtividade apontar menos de um atendimento por dia. A biblioteca foi inaugurada há mais de 20 anos.
Além disso, o custo para manter o local era muito alto, segundo a secretaria.
De acordo com a Sema, o relatório de produtividade diz que, em 2017, foram realizados 250 atendimentos aos públicos externo e interno, enquanto em 2018 foram 312 visitas.
A Sema informou que as despesas do local eram de R$ 1 milhão ao ano, entre salários, energia, água e despesas administrativas.
O prédio onde funcionava a biblioteca agora deve abrigar os técnicos que serão contratados para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já os servidores que trabalhavam no local serão alocados em novas funções.
Segundo a secretaria, o acervo de fotos e vídeos doados pelo cineasta sueco Arne Sucksdorff, sobre meio ambiente, para a composição da biblioteca serão encaminhados à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para que sejam expostos ao público.
Interessado pelas questões culturais e ambientais, Arne Sucksdorff viajou a Mato Grosso na década de 60 com a intenção de produzir um documentário sobre os indígenas, mas acabou morando no estado depois de se casar com uma mato-grossense, segundo informações divulgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Já os livros técnicos utilizados pelos servidores para consultas serão distribuídos entre as superintendências.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário